Não são só as Cataratas do Iguaçu que devem ser lembradas quando o assunto é queda dágua. O Brasil, com toda sua extensão territorial, dispõe de opções de cachoeiras para todos os gostos, desde as imponentes, relaxantes, mais radicais até as de água cristalina. Já que a maioria não fica assim tão visível, é preciso suar a camisa percorrendo as trilhas para depois ser finalmente recompensado.
O Webventure listou algumas das mais belas cachoeiras brasileiras que você precisa conhecer!
1. Cachoeira do Buracão
Onde: Ibicoara na Chapada Diamantina (BA)
Como chegar: A queda dágua possui 98 metros e fica em meio a um cânion. Pra chegar ao Buracão é preciso fazer uma trilha de cerca de uma hora e depois atravessar uma ponte de madeira de 100 metros, que liga os paredões, ou ir nadando.
2. Santa Bárbara
Onde: Cavalcante (GO)
Como chegar: Localizada na Chapada dos Veadeiros, essa cachoeira é famosa pelos seus tons de azul, que se evidenciam entre setembro a maio época de seca. A trilha é curta, mas é importante ir com um guia local.
3. Cachoeira do Veloso
Onde: Ilhabela (SP)
Como chegar: A trilha que leva até a Cachoeira do Veloso começa na praia de mesmo nome. A caminhada é de 40 minutos e ao chegar lá você encontrará uma queda dágua de cerca de 90 metros.
4. Poço Azul
Onde: Riachão (MA)
Como chegar: Para chegar ao Poço Azul é preciso fazer uma pequena viagem até à cidade de Riachão, a 135 quilômetros de Carolina. Em um raio de 600 metros estão, além do Poço, outras seis cachoeiras, cada uma com sua peculiaridade.
5. Cachoeira do Vale do Rio Macaco
Onde: Chapada dos Veadeiros (GO)
Como chegar: O percurso até o ponto final só é feito por veículos 4×4 (acesso pela GO-118, sentido Brasília) ou através de caminhadas por longas trilhas que exigem preparo físico.
6. Cachoeira de Santo Antônio
Onde: Laranjal do Jari (AP)
Como chegar: É preciso ir até o município de Laranjal do Jari, de lá você pode pegar uma catraia, uma espécie de barco, no rio Jari para chegar à cachoeira de Santo Antônio.
7. Cachoeira de Macambira
Onde: Macambira (SE)
Como chegar: Partindo do centro da cidade de Macambira, o percurso dura pouco mais de sete quilômetros. Durante esse trajeto é possível encontrar as indicações para chegar à quedaágua, seguindo as placas artesanais com indicações de distância e percurso.
8. Casca D’anta
Onde: Serra da Canastra (MG)
Como chegar: Fica no Parque Nacional da Canastra, o acesso mais procurado pelos visitantes é pela cidade de São Roque de Minas. O horário de visitação do parque é das 8h às 18h, todos os dias.
9. Cachoeira do El Dourado
Onde: Aracá (AM)
Como chegar: É a maior cachoeira do país com 365 metros, o equivalente a um prédio de 126 andares. A queda dágua está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Aracá, onde se escondem inúmeras outras piscinas naturais.
10. Boca da Onça
Onde: Bonito (MS)
Como chegar: É a cachoeira mais alta do Mato Grosso do Sul com 156 metros de altura. Ela fica escondida em uma fazenda no município de Bodoquena, no cânion do Rio Salobra, a 65 km de Bonito. É acessível por uma trilha de quatro quilômetros.
Desafie-se no Braves Mud Race! Clique aqui e inscreva-se!
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes