A estância climática de Tapiraí tem muita água e muito verde. (foto: Arquivo Webventure.)
O Webventure preparou uma matéria especial com 10 roteiros para você curtir no Carnaval. Da praia à montanha, apresentamos opções que unam natureza, aventura e diversão.
Parque Nacional do Aparados da Serra
A região de Aparados da Serra, divisa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, abriga algumas das paisagens mais fascinantes e misteriosas do país. Penhascos e abismos de até 1200 metros de altitude, rios de água cristalina e leitos de pedras gigantescas desenham um cenário totalmente inesperado.
Como chegar e mais informações
Você pode obter maiores informações sobre o Parque Nacional do Aparados da Serra no Destino Aventura (www.destinoaventura.com.br) ou no site do Ibama (www.ibama.gov.br).
Quem leva
A Freeway (www.freeway.tur.br) faz o roteiro do Parque Nacional do Aparados da Serra juntamente com a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul. O programa inclui trilhas, cavalgadas, biking e canyoning.
Santa Catarina
Que tal passar o carnaval em uma praia badalada como Florianópolis, mas com uma pitada de aventura? A viagem pode ser um misto de agito e tranqüilidade, dependendo da praia que você visitar. Santa Catarina recebe turistas de todos os cantos do pais, principalmente sul e sudeste e muitos estrangeiros também.
Como chegar e mais informações
Você pode buscar maiores informações no site da cidade (www.guiafloripa.com.br) e encontrar opções de passeios de aventura para o próximo feriado.
Quem leva
O Exploranter (www.exploranter.com.br)- hotel sobre rodas – faz esse roteiro no carnaval, incluindo um dos melhores raftings do Brasil.
Parque Natural do Caraça (MG)
Este Parque está encravado entre montanhas pedregosas, recobertas por vegetação de campos rupestres e cortadas por riachos, piscinas naturais, cascatas e uma fauna silvestre variada.
Como chegar e maiores informações
O Destino Aventura (www.destinoaventura.com.br) traz mais informações sobre o Parque.
Quem leva
A Cia Nacional de Ecoturismo (www.ciadeacoturismo.com.br) faz este roteiro com trilhas, montanhas, cachoeiras e piscinas naturais.
Ponta da Joatinga
A região da Ponta da Joatinga está próxima aos dois maiores centros urbanos do país e esconde paisagens ainda desconhecidas. São montanhas cobertas pela mata virgem, praias quase desertas e lindas cachoeiras.
Como chegar e maiores informações
A Ponta da Joatinga fica próxima à cidade de Paraty (www.paraty.com.br), no Rio de Janeiro.
Quem leva
A Pisa Trekking (www.pisatrekking.com.br) faz este roteiro em 6 dias de viagem, sendo 5 dias de caminhadas na travessia da Ponta da Joatinga, passando por várias praias como Itaóca, Calhéus, Ipanema, praia do Pouso, Martim de Sá e Cairuçu, entre outras.
Petar
O Parque Estadual do Alto do Ribeira fica no município de Iporanga (SP) e abriga muitas cavernas e rios para a prática de espeleologia, trekking, rapel e bóia-cross.
Como chegar e maiores informações
Para saber mais sobre o Petar acesse o site do Parque (www.petar.com.br).
Quem leva
A Cia da Mata (www.ciadamata.com.br) faz o passeio para o Petar, incluindo visitas às cavernas e bóia-cross, com monitores especializados e todos os equipamentos necessários para a segurança.
Itacaré
“Descoberta” pelos surfistas, Itacaré possui praias desertas, de mar azul e transparente e trilhas pela Mata Atlântica que levam às cachoeiras, coqueirais e plantações de cacau. Conta ainda com um cenário propícios para a prática de esportes de aventura como rafting e rapel.
Como chegar e mais informações
A praia de Itacaré (www.itacare.com.br) fica na Bahia. Você pode obter maiores informações no site do Destino Aventura (www.destinoaventura.com.br).
Quem leva
A Cia Nacional de Ecoturismo (www.ciaecoturismo.com.br) faz esse passeio com trilhas, travessia em canoa, banho de cachoeira, com opção para a prática de rafting.
Tapiraí
A cidade de Tapiraí (SP) é uma estância climática e se localiza no alto da Serra do Mar entre os municípios de Juquiá e Sorocaba. Tapiraí é cercada por muito verde e é ideal para quem curte sossego e natureza.
Como chegar e mais informações
Visite o site oficial da cidade (www.tapirai.sp.gov.br).
Quem leva
A Harpya (www.harpya.com.br) faz este roteiro no Carnaval, com hospedagem em hotel fazenda, trilhas em cachoeira e travessias de rios.
São Sebastião
São Sebastião se localiza no litoral norte de São Paulo e abriga as praias mais bonitas do estado. Maresias, Barra do Una e Boracéia são os points dos jovens nos finais de semana e feriados.
Como chegar e mais informações
São Sebastião fica aproximadamente a duas horas de São Paulo. O site oficial (www.saosebastiao.com.br) traz dicas de hospedagem e passeios.
Quem leva
A Ecodynamic (www.ecodynamic.com.br) faz o passeio a São Sebastião regado de muitas trilhas, passeio de lancha com mergulho, rapel e cascading.
Arraial do Cabo
Famoso por suas águas transparentes e incrivelmente azuis, Arraial do Cabo é considerado um dos melhores lugares do país para a prática de mergulho. Possui também praias belíssimas, principalmente a da Ilha do Farol, pertencente a Marinha, onde só se pode desembarcar com autorização prévia.
Como chegar e maiores informações
O Arraial do Cabo fica no Rio de Janeiro (RJ) e no site oficial da cidade (www.arraialdocabo-rj) tem informações dos melhores lugares para a prática de mergulho e passeios.
Quem leva
A Azimuth Expedições (www.azimuth.tur.br) é especializada em passeios com mergulho na região.
Amazônia
A Floresta Amazônica é a mais famosa floresta do mundo. Para facilitar o meio de conhecer esse espetáculo da natureza, ainda tão cheio de segredos, foram criados os hotéis de selva, com infra-estrutura completa e passeios dirigidos.
Como chegar e maiores informações
O site oficial da Amazônia (www.amazônia.org.br) deixa você por dentro do que acontece na maior floresta do planeta.
Quem leva
Visitar a Amazônia não é uma tarefa simples, portando é bom procurar uma agência de turismo. A Cia Nacional de Ecoturismo (www.ciaecoturismo.com.br) opera na Amazônia com guias especializados, oferecendo tour de barco, canoa, pesca e ainda com a opção de conhecer a cidade de Manaus.
Este texto foi escrito por: Camila Christianini