Cachoeira do Avencal (foto: Divulgação)
Desde que iniciamos no rapel, praticando à alturas de 30 a 40 metros, sonhávamos em atingir alturas mais consideráveis. Fomos acumulando experiência, assimilando novas técnicas de segurança e adquirindo equipamentos para conquistar uma das mais lindas cachoeiras de Santa Catarina, a Cascata do Avencal.
Localizada em Urubici (SC) com 100 metros de altura e água gelada, formação de basalto e pedra cortante que dificulta bastante as ancoragens, era o Avencal nosso maior desafio. Olhando para sua foto na parede de casa, elaborávamos estratégias para sua conquista, sonhando de olhos abertos. Até que no verão de 2000 finalmente viajamos até o nosso maior sonho: descer o Avencal.
No Avencal – Numa região serrana, encontramos no frio nosso maior obstáculo, mas mesmo assim acampamos no alto da cachoeira, ao lado do riacho que a alimenta. Dormir, nem pensar, pois a única ancoragem viável era num grampo colocado na pedra a uns 2 metros da abordagem, e passamos a noite inteira imaginando a forma de ancorar nosso equipamento.
Depender do grampo colocado sabe-se lá por quem, e de que forma, era de deixar a garganta apertada, por isso fizemos backup num pinheiro distante uns 40 metros da abordagem, mas mesmo assim, se o grampo soltasse, seria um impacto terrível no sistema. Ao amanhecer, já estávamos na borda da cachoeira analisado o ponto de abordagem e de descida, desfrutando de um visual inesquecível.
Vitória – Montamos o sistema, com nossa equipe de apoio, e as 10h30 iniciamos a conquista. Com parede positiva, abordamos e começamos a descer uns 20 metros até encontrar um negativo que abrigava um bando de andorinhões, que nos olhavam, incrédulos, ao ver uma pessoa no local que estávamos.
Nunca vamos esquecer do olhar deles, olhos grandes e admirados, e ao voarem dali fazendo um barulho imenso, nos deixaram sozinhos, numa batalha interior travada com a Avencal. Chorando de emoção, finalmente pisamos em terra firme, agradecendo à Deus pela conquista do nosso maior sonho: a Cachoeira do Avencal.
Alerta Webventure: este é um esporte de risco. Para se iniciar, procure um curso reconhecido e nas primeiras práticas esteja sempre acompanhado de pessoas capacitadas.
Este texto reflete a opinião do seu autor, não tendo necessariamente nenhuma associação com a filosofia do Webventure.
Este texto foi escrito por: Paulo Fernando Cé
Last modified: fevereiro 20, 2002