A cerimônia da 16ª edição do Piolet dOr (Piqueta de Ouro), uma das premiações mais tradicionais do montanhismo mundial, acontecerá no dia 26 de janeiro de 2007 em Grenoble, França, e irá celebrar cinco grandes realizações montanhisticas que ocorreram em 2006.
Todas as cinco ascensões foram feitas em puro estilo alpino, por novos itinerários, nas montanhas do Himalaia.
. Pavle Kozjek (Eslovênia), é indicado ao prêmio pela abertura em solitário de uma nova rota na face sudoeste do Cho Oyu (8210m, Nepal), em menos de 15 horas.
. Ian Parnell e Tim Emmett (Reino Unido), por abrir um novo itinerário no pilar sudeste do Kedarnath Dome (6830m, India).
. Marko Prezelj e Boris Lorencic (Eslovênia), pela primeira ascensão do pilar noroeste do Chomo Lhari (7326m, Tibet).
. Denis Urubko e Serguey Samoilov (Kazaquistão), por abrir a face nordeste do Manaslu (8163m, Nepal).
. Igor Chaplinsky, Andrey Rodiontsev e Orest Verbitsky (Ukrânia), pela primeira ascensão da aresta norte do Shingu Charpa (5600m, Paquistão).
Os integrantes das cinco expedições estarão presentes em Grenoble, onde farão uma apresentação das respectivas ascensões para o público e o júri, que tem como meta destinar o prêmio para a equipe cuja expedição melhor incorpora os valores do montanhismo moderno: tomadas de decisão de risco calculado, alto desempenho técnico, economia dos meios utilizados e respeito ao ambiente natural e humano.
Presidido pelo russo Yuri Koshelenko (Piolet dOr 2003), o júri internacional deste ano será composto pelo montanhista suiço Michel Piola, os americanos Steve House e Vince Anderson (Piolet dOr 2005), Christian Trommsdorff (França), e os jornalistas Im Duck Yong (Korea), fundador do Piolet dOr Asia, Vinicio Stefanello (Italia) e os editores da revista Montagnes (França).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 25, 2007