A prova desde ano terá a presença do atleta olimpico Hudson Ferreira (foto: )
A 2ª edição da Milha de Ouro Corpore Pão de Açúcar, que acontece no próximo domingo, dia 02, promete ser uma sensação.
Esse ano a prova na distância de 1 milha que corresponde a 1.609 metros será disputada na pista de atletismo do Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, São Paulo.
Esse fato certamente aumentará o nível técnico da competição em relação a 1ª edição disputada na Cidade Universitária, USP, em percurso de rua.
Outro fato de destaque é a presença de atletas de elite e especialistas em meio fundo, como os mineiros José Mauro Valentes, Hudson Ferreira, Williams Gomes Amorim e Luís José Gonçalves serão os principais nomes da categoria elite, treinados por Adriano Maron.
“A milha é uma corrida internacionalmente conhecida, mas no Brasil ainda não é tão popular”, explica Adriano Maron, de 42 anos.
“É uma prova bastante interessante, já que é rápida (cerca de 5 minutos) e pode se adaptar facilmente à grade de programação da televisão. Além disso, é muito interessante para os espectadores e para os jornalistas, porque dá para visualizar praticamente toda a prova”.
José Mauro Valente tem 32 anos e é tetracampeão sul-americano da milha (1996, 97, 98 e 2000) e foi campeão dos 1500m nos Jogos Pan-Americanos de Havana, em 1991.
Já Hudson Ferreira Lemos, de 27 anos, venceu o sul-americano da milha em 1999, no Brasil. William Gomes Amorim, de 26 anos, é considerado por Adriano Maron uma das grandes promessas do atletismo brasileiro e já foi vice-campeão sul-americano da milha, ano passado.
“Ele só treina há dois anos e já conseguiu alguns resultados expressivos. O William é magro e tem as pernas compridas e se parece muito com os quenianos. Ainda tem muito para conquistar”, explica o técnico.
O importante nome da corrida Luís José Gonçalves, de 42 anos, recordista mundial dos veteranos dos 1500m. Mas de veterano só a idade. Nas provas de Milha, o atleta disputa na categoria elite, junto com os mais jovens.
“Ele é acima da média. Treina há muito tempo e sua principal característica é a resistência física. Ele é muito resistente mesmo”, explica Adriano Maron.
Segundo o técnico mineiro, a disputa da milha é muito popular nos Estados Unidos e na Inglaterra, onde foi criada, e exige do atleta velocidade, resistência e ritmo.
“Sem dúvida que a Milha é uma das provas mais completas do atletismo mundial”, explica. “É uma corrida clássica que movimenta a mídia e os espectadores nos eventos. Na Milha da 5.ª Avenida, em Nova York, por exemplo, o prêmio para o vencedor é um carro de luxo. Isso dá para sentir a importância da prova naquele país.”
Este texto foi escrito por: Harry Thomas