Ecoadventur em 2004 (foto: Divulgação)
Na segunda edição, o evento Ecoadventur Litoral Norte quer encontrar soluções para o turismo de aventura e ecoturismo na no Litoral Norte de São Paulo, justamente no momento em que se dá a ampliação do porto de São Sebastião – a base de gás e gasoduto – e o boom turístico que se defrontará com a indispensável obrigação de preservação ambiental e de inclusão social.
De 12 a 16 de outubro, o evento acontece em Caraguatatuba (SP) e também apresentará ao público presente diversos esportes de aventura que poderão ser praticados durante os cinco dias de evento. Algumas das atrações serão: parede de escalada de 12 metros, tirolesa de 40 metros, tanque para a prática de mergulho, aulas práticas de canoagem oceânica e surf. O público será orientado pelos profissionais de cada modalidade para entender mais sobre o esporte de aventura.
Atletas profissionais também estarão presentes no evento realizando apresentações. No dia 15 de outubro será realizado a Copa Ecoadventur de Parapente que deverá contar com a participação de mais de 50 atletas de todo o país. No dia 12 de outubro a partir das 13h00 o público poderá acompanhar ciclistas de downhill no Morro Santo Antonio.
Praia adaptada – A Praia do Centro em Caraguatatuba será palco é uma das atrações do evento, onde será apresentado o projeto Rota Acessível, desenvolvido pelo médico veterinário, Walter Tavares da Silva, que tem como objetivo incentivar o acesso aos portadores de necessidades especiais às praias de todo o país.
A praia será desenvolvida por meio de rampas com piso antiderrapante que possibilita as pessoas chegarem até o mar e impedem o ataque da areia aos rolamentos e engrenagens das cadeiras. No mar, professores de educação física e monitores proporcionarão aos visitantes atividades como surf, caiaque e mergulho totalmente adaptados aos PNEs.
Palestras e debates – No dia 13 de outubro, às 19h, o gerente setorial das instalações terrestres do projeto mexilhão da Petrobras, Jurandir do Amaral Silva, apresenta a Palestra Gás Natural e suas implicações econômicas e ambientais e às 20h30 o diretor de projetos do Dersa/Secretaria Estadual de Transportes, Dr. Milton Xavier, debaterá o tema: Corredor de exportação, duplicação da Rodovia dos Tamoios e ampliação do Porto de São Sebastião.
No dia 14 de outubro, às 17h, Maria Luiza Ribeiro, da SOS Mata Atlântica mostrará um panorama da atuação das entidades ambientalistas na região e às 20h30 Telma Krug, do INPE, falará das alterações Climáticas e suas Implicações no Futuro da Região.
Este texto foi escrito por: Webventure