Barcos não farão Volta à Ilha (foto: Rolex/ Daniel Foster)
Direto de Ilhabela – A tradicional Regata Peter Blake, a Volta à Ilha, que acontece desde a edição de 2001 da Semana Internacional de Vela, não será realizada neste ano. Segundo o árbitro geral da competição Carlos Eduardo Sodré, a regata foi retirada do programa porque por dois anos seguidos não atingiu as expectativas.
Tinha vento em outros lugares, parava o vento, entrava vento, então a situação não era confortável nem muito justa para o velejador. Quem estava bem ficava mal de repente, as posições trocavam muito. Então achamos por bem tecnicamente abrir mão e não fazermos mais, complementou Sodré.
Para o medalhista olímpico Lars Grael, que no ano passado foi fita azul da Volta à Ilha no comando do Asa Alumínio, o cancelamento é um equívoco porque a vela oceânica é isso, velejar no oceano, em regata de percurso, aceitando desafios, vento fraco, médio ou forte. A Regata Peter Blake, que era em volta da Ilha de São Sebastião, era uma regata interessantíssima, realmente difícil taticamente, mas que tem um percurso maravilhoso, uma paisagem linda e um resultado incerto.
Já na opinião de Kiko Pelicano, que participou da campanha do Brasil 1 na Volvo Ocean Race e disputa a Semana de Vela também a bordo do líder Sorsa, a decisão foi acertada. A ilha é muito alta então se o vento é leste, do outro lado não vai ter vento, tornando a regata de loteria. Não é bom para ninguém uma regata que você está ganhando e perde no final porque acabou o vento, ninguém gosta, avaliou.
Mario Martinez, comandante do Cristabela, compartilha da mesma teoria. Eu acho ótimo. A Regata de Volta à Ilha é muito bonita, mas não técnica. Sempre em um dos lados da ilha falta vento”.
Previsão – O pessoal pediu para fazer mais regatas barla-sota, então terá uma regata de percurso médio na quarta-feira para as classes RGS, Bico de Proa Multicasco e possivelmente a IMS e ORC terão duas barla-sotas, previu José Nolasco, coordenador técnico da Semana. O vento amanhã deve variar entre 10 e 15 nós.
Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim
Last modified: julho 10, 2007