Webventure

3º dia do festival Banff apresenta mostra latina e reúne grande público

O 3º dia de mostra competitiva realizado nesta 6ª feira (24) destacou o filme Expedição Aconcágua Invernal como um dos favoritos da noite.

O resultado não poderia deixar de ser diferente, já que as filmagens foram dirigidas e produzidas pelo jornalista profissional Guilherme Rocha e conduzidas pelo jornalista global Clayton Conservani.

Na produção, Vitor Negrete e Rodrigo Raineri atingem o cume do Aconcágua, a montanha mais alta das Américas no inverno. Sem dúvida, transmitem muita emoção. As imagens transmitem ao público uma parte da dor física, emocional e mental enfrentada pela expedição, assim como alegrias e sonhos conquistados.

A escaladora Ana Elisa Boscarioli participa desta aventura, com destaque para sua explicação técnica e espontânea sobre o mal de altitude e as reações fisiológicas que essa exposição causa no ser-humano.

Terra do Fogo traz imagens de uma aventura de pai e filho, saindo de carro do Rio de Janeiro em direção à Patagônia e Terra do Fogo. As imagens são lindas e trazem uma trilha sonora x.. apesar de ser considerada a mesma de ….

O curta de Nicola Martinez, que traz relatos e imagens sobre experiências deste montanhista, base-jumper e paraquedista entre 2005 e 2007, prima pela qualidade das imagens e pelos feitos deste brasileiro mundo à fora, enfrentando penhascos e saltos alucinantes.

Entre os presentes estava Nelson Baretta, montanhista brasileiro que, dentre as produções prestigiadas até agora, considerou Uruca e Culinária Casca Grossa como os mais bem cotados para a vitória nacional. O montanhista declarou ainda a necessidade de uma profissionalização das produções brasileiras, que ainda deixam muito a desejar se comparadas aos filmes do Banff. “Está na hora de elevarmos esse nível, afinal já são 5 anos de participação nesta mostra e não dá para se conformar com um padrão amador, ainda visto este ano”, completou ele.

O Tour Banff dos filmes ganhadores de 2007 continua nesta noite de sábado, após as últimas 4 apresentações nacionais concorrentes.
Uma festa de encerramento será realizada no próprio cine Odeon, com premiação dos vencedores da última etapa do estadual de boulder carioca.

A Mostra Latina trouxe ao público presente 4 belas produções:

Venezolanos em X Alps 2007 mostra a participação de Raul Penso como (competidor) e Eduardo Fuhrmeister (suporte) nos Xalps 2007, uma competição de aventura onde percorre-se os Alpes desde a Áustria até Mônaco. O atleta realiza a travessia caminhando ou voando de parapente. As imagens são realizadas pelo suporte e a produção tem um toque divertido, onde os dois participantes divertem-se com a própria desgraça, encontrando nos desafios e dissabores da prova, uma razão para estar ali que vai além da vitória.

Trecemundos traz um grupo de aventureiros argentinos interessados em conhecer os mistérios que se escondem no interior do Glaciar Perito Moreno, Santa Cruz, Argentina. A curiosidade da produção está no fato de que uma das integrantes da expedição não possuía experiência nesse tipo de aventura, mas vai aos poucos superando seus medos. O líder da expedição, Cuny, mergulha, literalmente, na causa e incentiva os demais a vencer o que eles achavam que seria o limite. São 40 minutos de imagens belíssimas do glaciar, incluindo impressionantes desabamentos glaciares.

Upuigma é uma produção venezuelana que mostra quatro escaladores de renome mundial em busca de revelar o mito de Tirik-tirik, uma velha lenda aborígena que relata a existência de uma ave milenar que habita o misterioso Upuigma Tepuy.

Las dos rocas Del Tibet traz o Monte Everest e o Monte Kailash como pontes para adentrarmos o universo cultural e as paisagens do Tibet, e atinge o objetivo de nos fazer refletir e transitar por caminhos interiores. A produção de 19 minutos é simples e narra a travessia do biker Mariano Loferice, um dos mais importantes da Argentina, entre algumas das montanhas mais altas do mundo.

Este texto foi escrito por: Janine Cardoso