Franciosi/Capoani lideram a classificação geral (foto: Theo Ribeiro/ www.webventure.com.br)
Direto de Seabra (BA) – Dos 158 veículos que largaram em Goiânia (GO) para a 14ª edição do Rally dos Sertões na modalidade Cross-country, apenas 115 ainda continuam na prova. Na etapa de hoje, de Barra até Seabra, no oeste baiano, largaram 68 motos, 38 carros e 9 caminhões.
Antes do rali começar, a organização já havia comentado que os cinco primeiros dias seriam cruciais para o sucesso no rali. Não deu outra, a etapa maratona, no Jalapão, e o longo trecho de areia pesada de ontem na Bahia eliminaram quase um terço dos veículos da prova.
Esperávamos que seria difícil. Mas essa reviravolta nos resultados ninguém imaginava. Parece que viraram a tabela de cabeça para baixo, comentou o diretor de prova Jaime Santos. Sem dúvida isso se deve aos problemas enfrentados nas últimas etapas, disse Jaime.
Os pilotos de ponta levaram seus carros ao limite, e não tem equipamento que resista. A maioria quebrou e não está mais na prova, disse o piloto Marcos Baumgart, terceiro colocado na geral.
Surpresas – Tanto as equipes oficiais da Mitsubishi e Chevrolet, que se alternavam em vitórias no rali desde 2001, estão fora da briga para a 14ª edição do evento. Ao invés de duplas profissionais, com estruturas gigantescas e os veículos mais preparados do Brasil, o topo da tabela do Rally dos Sertões 2006 está formado até agora por pilotos e navegadores com veículos da categoria Production, originais de fábrica com preparação limitada.
Um exemplo disso é a dupla João Franciosi e Rafael Capoani, que assumiu ontem a classificação geral do rali. Franciosi estreou no ano passado na prova e foi a revelação da competição. Ficou em quarto lugar na geral e em primeiro na Production.
Para ele, o caminho para a vitória não pode passar pelo mesmo erro dos outros competidores. Acredito que depois dessa surpresa que os favoritos tiveram, os que restaram vão diminuir o ritmo para cuidar dos carros. Mesmo assim, a categoria está muito disputada e não admite erros para a vitória, comentou o piloto.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa
Last modified: agosto 1, 2006