Mais da metade da prova foi de Bike (foto: Theo Ribeiro / www.theoribeiro.com)
O quarteto carioca da Armada Adventure competiu em casa no Ecomotion/Pro 2007, disputado entre a capital fluminense, a região serrada e com fim no litoral norte. Foram exatamente os lugares em que a equipe estreante treinou antes da prova. Todo esse conhecimento só nos dá mais pressão para fazer um bom trabalho, disse o capitão Marcos Fernandes.
A determinação da Armada fez a equipe concluir a prova já na primeira participação. O quarteto chegou em 45°, última colocação. Desde a largada, na noite do domingo, foram 131horas e 9 minutos de remo, muito pedal, trekkings intermináveis e uma série de surpresas. A equipe campeã, a espanhola Buff Coolmax, levou exatas 74h17min para terminar.
Já no segundo dia de prova, 24 horas separavam o primeiro do último quarteto, ao longo de quase 100 quilômetros. O total da prova foi de 444 km, percorridos na íntegra por apenas 14 equipes. As demais sofreram algum tipo de corte.
Ainda assim só a Buff e a francesa Wilsa Hellyhansen fizeram todo o percurso de uma vez, sem sofrer paradas. Ambas entraram no início da madrugada no último trecho de remo, uma travessia na Baía de Búzios. Logo após a saída o mar virou e os atletas foram pegos de surpresa. Estávamos em dois caiaques e um não via o outro, em meio a ondas de quatro metros. Percebemos que era uma situação de muito perigo e decidimos abrir o rádio para chamar socorro. Até a organização conseguir resgatar a equipe, o mar já estava melhor. Veja mais sobre a chegada da Buff
A prova – A largada aconteceu em uma praia dentro da Escola de Educação Física do Exército, na base do Pão de Açúcar, e com duas horas de atraso, devido a desentendimentos com moradores da Urca. Ao todo, 112 caiaques entraram na água para a travessia da Baía de Guanabara, durante toda a madrugada. Os próximos momentos iriam decidir o rumo da classificação do Ecomotion/Pro 2007.
O primeiro PC seria em um barco, ancorado na entrada de um braço de mar, por dentro do mangue. O barco estava no lugar errado, em outro canal, causando uma grande dúvida em todas as equipes. Os poucos que confiaram na navegação e seguiram pelo caminho certo, ignorando a passagem pelo PC, lançaram uma vantagem impossível de ser recuperada em relação aos que passaram horas remando perdidos.
Condições climáticas e até o acaso ajudaram sempre as equipes que lideraram o Ecomotion 2007. Da mesma forma, quem ficou para trás sofreu mais do que o esperado. O tempo que as equipes passaram perdidas no fim da Baía de Guanabara foi o suficiente para a maré vazar e deixar os caiaques atolados em uma lama escura de mangue. A criatividade e perspicácia dos corredores foi testada nesse momento.
Quem optou por descer, ficar de pé, e tentar empurrar o caiaque, atolou até a cintura. O jeito foi ficar de quatro e ir empurrando os caiaques até onde tivesse um pouco mais de água, com todo cuidado para não afundarmos, contou Amaury de Souza Júnior.
Depois do caiaque, um trecho desgastante de Mountain Bike levou os competidores do nível do mar até a altitude de Teresópolis (1.200 metros). No PC4, na beira da estrada Rio-Teresópolis, cinco equipes foram cortadas, sendo que duas desistiram no local.
O próximo trecho foi a travessia Petrópolis-Teresópolis, de trekking pela trilha da Pedra do Sino (2.263 metros). Mais uma vez as equipes de ponta conseguiram melhores condições, passaram pelo trilha de dia, acertaram a navegação e abriram mais em relação a um pelotão intermediário, que passou a noite no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O trecho que é feito em até três dias por turistas sem treino, foi feito em sete horas pela Buff, e em dez horas pela média das equipes.
Várias se aglomeraram em uma caverna na região do Açu, considerado o meio da travessia, de madrugada, pra se abrigarem do frio. A equipe de Brasília Oskalunga foi a primeira a sair, ainda de madrugada, e levou essa vantagem até o fim, para terminar como a melhor brasileira, em sétimo lugar. Leia os comentários da equipe Oskalunga.
Assim que terminaram a travessia os competidores pedalaram de Correias (Petrópolis) até a região de Nova Friburgo, onde aconteceria o teste de técnicas verticais. Uma seqüência foi preparada, entre tirolesa e rapel, com um total de 260 metros de desnível, no morro dos Dois Bicos, região do Parque Estadual dos Três Picos. Uma tempestade de raios e desentendimentos com o Parque impediram que a modalidade fosse cumprida pelos atletas, que partiram para um trekking no Parque, seguido do trecho a cavalo.
O percurso entre os PCs 15 e 20 foi de trekking e bike, até a beira do Rio Macaé, onde os quartetos realizaram um trecho de duck. Uma chuva como não acontecia há seis meses na região elevou o nível do rio e o grau de dificuldade a partir da metade da prova.
Uma das novidades do Ecomotion 2007 foi o teste especial: uma travessia de 16 km de trilhos de trem em cima de um carrinho de rolimã. Quem usou a melhor estratégia conseguiu descontar tempos e ampliar vantagens. Enquanto alguns empurravam o carrinho com as pernas, como a equipe francesa Wilsa, ou puxavam com todos os integrantes andando ao lado, como a Merrel, a equipe brasileira Selva e o Team Sole encontraram pedaços de madeira que utilizaram como alavanca. O teste especial de carrinho de rolimã virou uma remada no seco, a parte mais divertida da corrida, de acordo com Marcio Campos, capitão da Selva.
Mas a diversão da Selva terminou quando uma locomotiva chegou atrás da equipe, buzinando. A linha estaria desativada há seis meses, porém exatamente naquele dia, o terceiro do Ecomotion/Pro 2007, um trem de inspeção fazia a vistoria nos trilhos. Os carrinhos foram confiscados e o teste especial teve de ser cancelado.
As equipes partiram nos carros de apoio para o próximo PC, de transição para a última bike, que levou as equipes até o mar. Menos a Landscape, que não achou seu apoio em Casemiro de Abreu e pegou um Táxi até o próximo PC.
Já na praia, a travessia da Baía de Búzios era autorizada apenas de dia. Depois da tempestade na chegada dos campeões, a organização institui três Dark Zones, pausas na prova por medida de segurança. As equipes dormiram no PC25, faltando dois para o final, e o tempo de cada uma foi corrigido.
Resultado completo do Ecomotion/Pro 2007, de acordo com o site oficial em 31/10. O resultado leva em consideração a ordem que a equipe chegou e seu tempo corrigido. Confira!
1) Buff Coolmax (ESP) – 74:17:00
2) Wilsa Hellyhansen (FRA) – 75:38:00
3) OrionHealth.com (ZEN) – 83:10:00
4) Team VIVO SOLE (EUA) – 84:14:00
5) Bjurfors Adventure Racing (SUE) – 84:16:00
6) Team Merrell/Wigwam (ZEN) – 84:35:00
7) Oskalunga Sundown (BRA – DF) – 86:15:00
8) E.C.P. Selva/NSK Kailash (BRA-SP) – 92:08:00
9) Atenah Natura (BRA – SP) – 93:22:00
10) Mitsubishi QuasarLontra (BRA – SP) – 95:42:00
11) Motorola S.O.S. Mata Atlantica (BRA -SP) – 97:29:00
12) McCain adventure Addicts (AFS) – 97:31:00
13) Sacura/Nucleo Aventura (BRA – SP) – 99:25:00
14) Gallaecia Bugarent (ESP) – 99:37:00
15) Trotamundo (BRA – MG) – 100:39:00
16) Sul Brasilis (BRA – SC) – 101:03:00
17) Team Bariloche Argentina (ARG) – 101:14:00
18) Try On Landscape (BRA – SP/DF) – 101:27:00
19) Camelos (BRA – RJ) – 101:33:00
20) Camamu/AR Locad./Sundown/Cicl (BRA – SP) – 102:38:00
21) Cosa Nostra (BRA – RS) – 103:28:00
22) Merrell na Trilha (BRA – SP/DF) – 103:55:00
23) Tropicos AON (BRA – SP/MG) – 106:41:00
24) Papaventuras Tryon (BRA – RS) – 107:55:00
25) Curtlo Lobo Guara (BRA – SP) – 109:42:00
26) Famastil/Gramado/Ratos de Trilha(BRA-RS) – 110:51:00
27) Saferbo Traxion Colombia (COL) – 110:55:00
28) Rios y Canoas Colombia (COL) – 111:25:00
34) Competition Aroeira (BRA – SP) – 114:53:00
45) Rio Off Road (BRA – RJ) – 115:16:00
29) Familia Extrema (BRA – RS) – 115:58:00
42) Lost in Transition (CAN) – 116:18:00
35) Guascor/Paradofobia (BRA – SP) – 116:34:00
30) Tatus Natura Tekoha (BRA – SP/MG) – 116:40:00
36) Uirapuru (BRA – SP) – 118:07:00
43) Carpen Diem (BRA – RJ) – 120:04:00
41) Coppertone Sport Adventure Team (BRA-SP) – 120:10:00
40) Seival Pua Unifin Ultrasport (BRA – SUL) – 120:17:00
37) Estoril Portugal XPD Team (POR) – 120:53:00
38) Brasil 500 anos / Quimera (BRA – MG) – 121:17:00
44) The Hunters (BRA – RJ) – 123:04:00
39) Goiabada Power (BRA – SP) – 124:00:00
31) Tia Sonia D’Aventura Bahia (BRA – BA/AL) – 125:28:00
32) Guaranis/Selva Aventura (BRA – SP) – 126:20:00
33) Armada Adventure (BRA – RJ/MG) – 131:09:00
Este texto foi escrito por: Daniel Costa