O balonismo é considerado um dos esportes radicais mais antigos do mundo. Conta-se que a primeira tentativa de voar em um balão de ar quente foi feita por um brasileiro no começo do século XVIII.
De lá pra cá vários outros esportes radicais foram surgindo, com o tempo o balonismo perdeu um pouco sua popularidade. Apenas no final dos anos 70, a modalidade passou a ser mais divulgada, após a realização de um campeonato de balonistas.
Hoje, o esporte é regulamentado, diversos campeonatos são disputados ao redor do mundo. Em cada categoria a equipe de balonistas tem uma tarefa diferente a ser cumprida. Algumas das provas mais conhecidas são: Fly In, Fly On, Caça à Raposa, Key Grab.
Além do balão de ar ser muito mais seguro e as técnicas de voo muito mais avançadas do que antigamente. A sensação de estar pertinho do céu dura muito mais se comparado a outros esportes radicais aéreos, como o paraquedismo e o wingsuit. E é por isso que o balonismo voltou a ganhar adeptos.
Os melhores locais para a prática do balonismo são as grandes planícies, com muitos pastos e áreas abertas, o que torna a decolagem e aterrissagem muito mais seguras. Devido a sua extensão territorial, o Brasil é um dos lugares mais favoráveis para a prática do esporte. De acordo com a Associação Brasileira de Balonismo, nunca foi registrado um acidente fatal em território nacional.
Apesar da Turquia ser um dos destinos mais almejados para praticar balonismo, engana-se quem pensa que precisa ir até lá para voar de balão. O Webventure listou 10 destinos para praticar balonismo sem sair do país:
1. Boituva (SP)
Localizada no interior paulista, a cidade é referência para quem quer praticar esportes radicais aéreos. O lugar possui dezenas de empresas especializadas em passeios de balão.
2. Torres (RS)
É uma cidade do litoral gaúcho onde uma vez por ano é realizado o Festival Internacional de Balonismo. O lugar tem uma paisagem composta por mar, rio e montanhas, o que o torna o passeio ainda mais bonito.
3. Rio de Janeiro (RJ)
Na capital carioca os passeios de balão normalmente ocorrem na Barra da Tijuca, Jacarepaguá e em Campo Grande. Os voos acontecem normalmente pela manhã, período em que os ventos são mais amenos.
4. São Lourenço (MG)
O balonismo faz parte do roteiro turístico da pequena cidade mineira. Anualmente o local recebe Copa Brasil de Balonismo.
5. Gravatá (PE)
A cidade está localizada na região serrana de Pernambuco. Os voos de balão começaram a ser realizados em 2013 apenas, mas já é um dos destinos mais procurados para que quer se aventurar no balonismo.
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes
Last modified: fevereiro 25, 2017