Diferente do turismo convencional, o ecoturismo não se caracteriza pela quantidade de visitantes em um mesmo local e sim pelo incentivo à preservação natural e cultural do mesmo. Ao praticar o ecoturismo o visitante pode entrar em contato com o meio ambiente de maneira sustentável, sem agredir a fauna e flora.
O Webventure listou cinco belos destinos, um em cada região do Brasil, onde é possível praticar ecoturismo.
Região Norte: Santarém (PA)
Um dos locais mais procurados pelos turistas na região é a Floresta Nacional do Tapajós. Santarém fica entre Manaus e Belém, no interior do Pará. A cidade é cercada por água e floresta, de um lado as praias do Rio Tapajós e do outro a Floresta Amazônica.
Região Nordeste: Chapada Diamantina (BA)
Situada no centro da Bahia, a região é formada por serras. Lá nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. As correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo formando diversas cachoeiras e piscinas naturais.
Região Cento-Oeste: Bonito (MS)
A cidade é repleta de rios de águas transparentes, cachoeiras, grutas e cavernas. A vegetação mistura o Cerrado com a Mata Atlântica. É um dos destinos mais procurados do Mato Grosso do Sul e para ecoturismo no Brasil.
Região Sudeste: Serra da Canastra (MG)
Apenas por ser berço do Rio São Francisco já vale a visita. A região abrange 11 cidades, em meio a montanhas, lagoas, piscinas naturais, praias fluviais e centenas de trilhas.
Região Sul: Ilha do Mel (PR)
A ilha do Mel é uma das praias mais visitadas do Paraná devido a sua beleza natural. O local preserva a Floresta Amazônica nativa e por isso tem várias áreas onde não é permitida a visitação, ainda assim, os visitantes consideram uma da melhores do Sul.
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes