Webventure

5 Oceans: Kojiro Shiraishi deve terminar a Perna 2 na quinta


Kojiro deve chegar nos Estados Unidos na quinta-feira (foto: onEdition/ 5 Oceans)

Dez dias depois da chegada do líder Bernard Stamm à Norfolk, nos Estados Unidos, os demais competidores da regata volta ao mundo Velux 5 Oceans continuam velejando rumo ao final da Perna 2. Kojiro Shiraishi é o primeiro da flotilha, seguido de Unai Basurko, Graham Dalton e Sir Robin Knox-Johnston.

Graham reportou que seu veleiro, o “A Southern Man-AGD”, colidiu com um objeto na madrugada de 12 para 13/03 e de acordo com o boletim oficial de ontem, o velejador enfrentava ventos de apenas 3.4 nós. Na terça-feira, o neozelandês passava pela costa brasileira, na altura de Fortaleza. Já o experiente Sir Robin, conta com condições melhores de vento, que tem soprado a 12 nós. De acordo com o boletim, seu Open 60 Saga Insurance velejava sentido nordeste, ao leste de Salvador, porém distanciado da costa.

Unai Basurko também encontra ventos bons no Atlântico Sul, com uma média de 16 nós. Ele teve problemas com equipamentos do topo do mastro, o que impossibilita que as informações sobre direção e força do vento cheguem ao seu piloto automático, o que tem exigido de Basurko muito mais esforço. “As últimas horas foram muito cansativas. Além da falta de vento, a maré está alta e as ondas batem no barco com muita violência”, contou.

O líder Kojiro Shiraishi, a 555 quilômetros a oeste de Bermudas enfrentou problemas com o vento, faltando 776 quilômetros para finalizar o percurso total da Perna 2. A previsão é de que ele chegue a Norfolks na quinta feira, dia 15/03. “Tenho enfrentado ventos contrários durante todo o dia, mas sou grato, pois, diferente de ontem, hoje as ondas diminuíram e as coisas estão mais calmas”, contou o líder.

Este texto foi escrito por: Webventure