Kojiro Shiraishi foi o segundo a finalizar a segunda perna (foto: onEdition/ 5 Oceans)
O velejador japonês Kojiro Shiraishi, no seu Spirit of Yukoh, levou 60 dias, 6 horas e 47 minutos e mais de 20 mil quilômetros para finalizar a Perna 2 da regata solo de volta ao mundo Velux 5 Oceans. Ele chegou a Norfolk, nos Estados Unidos, às 12h47 UTC (9h47 no horário e Brasília), após uma etapa difícil, marcada por sua má sorte e problemas com o vento.
Eu estou muito feliz por estar em terra. Sessenta dias é um tempo muito longo para ficar sozinho no mar. Foi uma perna que exigiu muita paciência do começo, quando me deparei com um sistema de alta pressão. Não foi o Atlântico Sul que esperava, mas não houveram maiores danos, o que me deixou muito feliz, confessou Kojiro.
O resultado – Uma sucessão de fatos também influenciou o resultado, como ter torcido o tornozelo, sofrido com seu habitual enjôo, além do sistema de alta pressão ainda próximo a Nova Zelândia, a falta de vento ao sul e no Atlântico e o calor intenso próximo ao Brasil. Kojiro. Os ventos só sopraram mais forte na reta final.
Kojiro Shiraish já conquistou diversos admiradores e seguidores no Japão e em todo o mundo. Sua performance foi muito elogiada, principalmente porque o velejador conta com a desvantagem de comandar um veleiro de uma geração mais antiga e com menos tecnologia. Ao final da regata Kojiro avaliou que Bernard fez um ótimo trabalho taticamente e tem uma habilidade fantástica e talvez até um pouco mais de sorte, mas eu preciso parabeniza-lo pela ótima regata. No entanto eu continuarei preservando barco e não mudarei meu estilo.
Com o resultado, Kojiro está 15 dias atrás do líder Bernard Stamm na classificação geral. Unai Basurko, Sir Robin Knox-Johnston e Graham Dalton ainda não finalizaram a etapa e seguem pela disputa do terceiro ao quinto lugares. Os velejadores largarão de Norfolk no dia 15 de abril para Bilbao, na Espanha.
Este texto foi escrito por: Webventure