Sir Robin teve problemas com o piloto automático e precisou retornar a Fremantle (foto: onEdition/ 5 Oceans)
Menos de 24 horas depois de ter largado de Fremantle, na Austrália, para a Perna 2 da Regata 5 Oceans, Sir Robin Knox-Johnston, o experiente comandante londrino de 67 anos, teve que guiar seu Open 60 Saga Insurance de volta para o porto australiano. Os dois sistemas do piloto automático de seu barco falharam e não voltaram a funcionar.
Durante a noite, Sir Robin passou horas tentando resolver o problema até decidir voltar e receber os reparos de sua Equipe de Terra. Por volta das 2h45 desta madrugada, quando meu dois pilotos automáticos falharam pela quarta ou quinta vez, eu pensei que seria uma loucura continuar desse jeito, contou.
De acordo com o site oficial da regata, por receber assistência, o competidor deverá ser penalizado com pelo menos 48 horas, as quais deverá permanecer em terra. Com isso, Sir Robin se afasta bastante do resto da flotilha, mas não desanima. Homens são naturalmente caçadores. Eu prefiro perseguir do que ser perseguido, concluiu. Como retornou a Fremantle às 8h (horário local) nesta segunda-feira, só poderá retornar ao mar às 8h (horário local) de quarta-feira.
Apesar de chateado pela perda de tanto tempo, Sir Robin se diz feliz por ter finalmente solucionado os problemas elétricos, que também tinham o atormentado durante a Perna 1. Foram apenas dez minutos até que sua equipe descobrisse o problema. Ao final da Perna 1, Sir Robin estava em terceiro lugar na Classificação Geral.
Disputa – De acordo com o boletim das 17h UTC (15h no horário de Brasília), Bernard Stamm e seu Open 60 Cheminees Poujoulat vem aumentando sua diferença para o segundo colocado Kojiro Shiraishi, no seu Spirit of Yukoh. Até o momento a diferença entre os dois era de 198 quilômetros, o que se deve aos ventos de 16 nós de Stamm contra os de 11 de seu oponente. Até o último boletim, a distância dos líderes para os demais era de 463 quilômetros.
A segunda etapa da regata de volta ao mundo é a maior delas, com aproximadamente 23 mil quilômetros. Os velejadores saíram de Fremantle, na Austrália, e estão indo rumo a Norfolks, nos Estados Unidos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 15, 2007