Poucos instantes antes do início da regata (foto: Circuito Atlantico Sur Rolex Cup 2007 ROLEX/Daniel Forster)
No último domingo, 14 de janeiro, 68 barcos largaram de Buenos Aires, na Argentina, rumo a Punta del Este, no Uruguai, para a regata do Circuito Atlântico Sur Rolex Cup 2007.
A regata reúne barcos argentinos e uruguaios das categorias Formula IMS, Series A and B, Formula ORC Club, Series A and B and Formula IRC, Series A. Carlos de Souza e Silva é o único brasileiro no Circuito, ele compete com o barco Orson na Serie B.
Os competidores irão percorrer aproximadamente 270 quilômetros e a previsão, segundo o site oficial do evento, é de que os veleiros maiores cheguem ao destino final na noite desta segunda-feira.
Na largada, apesar da temperatura agradável de 18ºC, a condição dos ventos não era boa. Com ventos fracos inferiores a três nós, a organização foi obrigada a adiar a largada, prevista para o meio-dia, e a regata começou apenas às 12h35.
Sob essas condições, o veleiro One saiu na frente, mas logo foi ultrapassado pelo argentino Flash Gordon 3, que conseguiu aproveitar melhor o vento. Logo Gordon já liderava o primeiro pelotão da flotilha com seus conterrâneos Fortuna III, Mercenario 4 e Matador.
O circuito – Esta é uma regata de longa distância pela costa. O circuito ainda inclui duas regatas barla-sota (regata em que os competidores largam contra o vento, contornam uma bóia e retornam a favor do vento sucessivamente) no dia 17/01, o Circuito La Barra no dia 18/01, mais duas regatas barla-sota em 20/01 e a Vuelta a Gorriti no dia 21/01.
Dentre os favoritos estão o veleiro Matador, cinco vezes vencedor do circuito e atual campeão, e o uruguaio Memo Memulini, vencedor da Regata Buenos Aires – Punta Del Este na edição passada. Ambos participaram da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, em 2006, e Memo Memulini, do comandante Ricardo Fabini, foi o campeão.
O Circuito Atlântico Sur Rolex Cup 2007, juntamente com a Semana Internacional de Vela de Ilhabela constituem o calendário oficial do 11º Campeonato Sul-americano Oceânico 2007. Por isso muitos veleiros participam dos dois eventos.
Este texto foi escrito por: Webventure