High Fly Summits (foto: Divulgação/ Banff Centre)
Pela primeira vez após seis anos, a Mostra Internacional de Filmes de Montanha do Rio de Janeiro ganha espaço no Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2006. A Mostra recebeu a classificação de “festival consolidado no calendário nacional”.
A programação deste ano teve um aumento significativo de inscritos, o que obrigou a organização do evento a adotar uma seleção mais atenta e criteriosa. Foi criado também um júri oficial, formado por esportistas, críticos e profissionais de cinema. Assim, os filmes passam a ser premiados em duas categorias: Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pelo Júri Oficial.
Durante a Mostra, haverá atividades paralelas, dentre elas a exposição fotográfica de João Paulo Barbosa. Além de fotógrafo profissional, João é historiador e montanhista. Fotografou, dentre outros, para o Smithsonian Institution/National Geographic, Greenpeace, Ministério do Meio Ambiente e diversas revistas. Publicou o livro Ecos de la Mitad del Mundo (Odebrecht), resultado de dois anos de viagens pelas montanhas e vulcões do Equador. Em 2005, foi convidado a participar como foto-jornalista do 30º Banff Mountain Film Festival, no Canadá.
A Mostra acontece de 9 a 11 de novembro no Cine Odeon BR, no Rio de Janeiro.
Homenagens – Haverá também uma homenagem aos montanhistas brasileiros Roberta Nunes e Vitor Negrete, mortos neste ano. Montanhista, guia e fotógrafa, Roberta Nunes escalou em diversos países e, entre outros grandes feitos, abriu a via de escalada Hidrofilia (D6 5º VIIc A2+) 1620 metros, 32 enfiadas, no Maujit Gorgassiana, Groenlândia, sendo a primeira ascensão humana deste cume e a maior rota aberta por mulheres na história do alpinismo mundial.
Vitor Negrete era Engenheiro de Alimentos e montanhista. Ele realizou dois feitos inéditos para o montanhismo brasileiro: escalou a face sul do Aconcágua e foi o primeiro brasileiro a alcançar o cume do Everest sem oxigênio suplementar. A renda da sessão será doada para a Fundação Roberta Nunes.
Como atividade da Mostra, será lançado o livro Montanhismo Brasileiro: Paixão e Aventura, de Antonio Paulo Faria, um dos escaladores brasileiros mais experientes em atividade.
Confira a sinopse dos filmes da Mostra Competitiva:
Céus!
Pára-quedismo Animação
Pernambuco, 2005, 5 min.
Direção: André Pinto
Produção: Andreza Vasconcelos
Um salto radical entre amigos que não corre exatamente como deveria, e faz com que um dos pára-quedistas chegue ao céu. Lá, uma surpresa angelical o ajudará no caminho de volta, mas quando ele chega à Terra, algo dá errado!
Morada dos Deuses
Cultura
São Paulo, 2005, 52 min.
Direção: Toni Nogueira e Arthur Veríssimo
Produção: DGT Filmes
Numa viagem pela rota milenar e divina dos 4 Dans (principais templos do Hinduísmo), nosso repórter Arthur Veríssimo mostra a religião mais antiga do mundo, com seus deuses, suas línguas e suas crenças, terminando na Boca da Vaca, ou seja, na nascente do rio Ganges, o local mais sagrado para os Hindus.
O Monte Sarmiento
Montanhismo
Rio Grande do Sul, 2006, 12 min.
Direção: Mônica Schmiedt e Mirella Martinelli
Produção: M. Schmiedt Produções
História do Monte Sarmiento esfinge gelada do estreito de Magalhães avistado pela primeira vez em 1580 e batizado de vulcão nevado. Objeto de desejo de alpinistas e aventureiros, foi escalado até o cume apenas 3 vezes e serviu de tema para o longa-metragem Extremo Sul.
Leste
Escalada e Parapente
Rio de Janeiro, 2006, 23 min.
Direção: Christian Steinhauser e Priscila Botto
Produção: Montanhar
Conquistada em 1974 por Guilherme Ribeiro de Menezes, José Bezerra Garrido, Waldemar Ferreira Guimarães e Waldinar Santos de Menezes, a via Leste do Pico Maior de Friburgo é hoje a mais popular da região dos Três Picos. Durante mais de 20 anos, essa escalada de 700 metros, 2a via de acesso ao cume dos 2.316 metros do Pico Maior, foi considerada como a mais longa do Brasil e se tornou um mito.
No filme, Pedro Werneck salta de parapente do cume do Pico Maior, realizando a 2a decolagem a partir deste pico e repetindo o feito inédito.
Aconcágua Cume das Américas
Alta Montanha
Rio de Janeiro, 2006, 20 min.
Direção e produção: Aníbal Sciarretta
Uma escalada ao cume do Aconcágua, o mais alto das Américas, com depoimentos de experientes participantes do montanhismo, mostrando as diferentes faces da montanha vistas pelo olhar de um fotógrafo.
Smooth Operations
Skate e Snowboard
Rio de Janeiro, 2006, 9 min.
Direção e produção: Marcello Cavalcanti
Qual é a sensação de descer uma ladeira ou montanha a bordo de uma prancha? Muita ação, adrenalina e quedas espetaculares, além de muita suavidade e precisão nos movimentos, levam o espectador à dúvida que paira na cabeça dos praticantes do skate downhill e do snowboard: qual o melhor?
Pedindo por Clemenzo
Escalada
Paraná, 2006, 20 min.
Direção: Maurício Clauzet
Produção: Hang On Filmes
Guiada pela escaladora Roberta Nunes, Pedindo por Clemenzo é uma belíssima via na Torre Principal, agulha mais alta do Cerro Catedral, em Bariloche.
O filme retrata, através do dia-a-dia no acampamento base, essa vida simples, dura e ao mesmo tempo feliz e cheia de energia em situações difíceis. Muitos escaladores brasileiros participam para contar a história da temporada de 2006 no Norte da Patagônia.
A Conquista uma história de aventura
Escalada Big Wall
Rio de Janeiro, 2005, 45 min.
Direção e produção: Gustavo Sampaio
Três amigos cariocas, praticantes de alpinismo, têm como desafio inaugurar uma nova rota de escalada em uma imponente montanha de Mimoso do Sul, no Espírito Santo, com mais de 300 metros de altura. Equipamentos, alimentação e disposição são os ingredientes dessa aventura de dez dias pendurados na montanha.
Arenales Escalada na Cordilheira dos Andes
Escalada
Santa Catarina, 2005, 35 min.
Direção e produção: Eduardo Sobrosa e Julie Bagnati
Em janeiro de 2005, Eduardo Sobrosa e Julie Bagnati escalam as paredes rochosas de Arenales, uma montanha situada sobre a Cordilheira dos Andes, a 100 Km ao sul de Mendoza, Argentina.
Além de Quimeras
Escalada Boulder
Brasília, 2006, 13 min.
Direção e produção: Luiz Felipe Matos
Guilherme sempre acreditou ter grande aptidão para escalar. Ao viajar com amigos por uma das regiões mais bonitas do Brasil, ele passa por experiências típicas do esporte e se envolve numa desastrosa situação que pode mudar o rumo de sua vida. Ao final, fica a dúvida se tudo aquilo realmente aconteceu.
Paulo Bastos Macaco uma vida
Escalada
Rio de Janeiro, 2006, 27 min.
Direção: Marco Terranova
Produção: Marco Terranova e Paulo Henrique Blokinho
Um relato emocionante da trajetória de vida do escalador Paulo Macaco. Suas conquistas e suas dificuldades como portador do HIV e de uma cegueira causada pelo mau uso de medicamentos deram origem a situações inusitadas, que hoje são contadas e recontadas em todos os clubes de escalada.
3, 2, 1… Fui!
B.A.S.E. Jump
Rio de Janeiro, 2006, 15 min.
Direção e produção: Luiz Sabiá Tapajós
História dos primeiros saltos de B.A.S.E. jump nas montanhas mais famosas do Rio de Janeiro e do Brasil. Um grupo de esportistas de montanha, determinado a superar os desafios escondidos nos saltos inéditos, rompe vários limites para o sucesso da missão.
Confira a sinopse dos filmes da Mostra Latino-Americano:
Fondo Blanco
Snowboard
Argentina, 2005, 6 min.
Direção e produção: Augustin Orol
Vídeo divertido, realizado por jovens argentinos que mostram toda a sua perícia com o snowboard nos cumes do sul.
La Vieja Guardia
Montanhismo
México, 2005, 27 min.
Direção e produção: Andrea Borbolla
Neste filme, vencedor da 2a Muestra Nacional de Cines de Montaña Aventura y Exploración, Alfonso Rico, um apaixonado alpinista de 82 anos, relata mais de seis décadas de experiências na montanha, durante uma excursão ao Iztaccíhuatl.
Payasos em 02
Pára-quedismo
Venezuela, 2005, 6 min.
Direção e produção: Giancarlo Trimarchi
Com criatividade e leveza, jovens pára-quedistas nos proporcionam uma nova visão e perspectiva sobre o esporte.
Manaslu aquel otoño
Alta Montanha
Colômbia, 2005, 20 min.
Direção e produção: OpEPA – Luis Alberto Camargo e Cristobal Von Rothkirch
Durante a expedição da equipe colombiana ao Manaslu, Himalaia, em 1998, a montanha mostrou seu verdadeiro caráter: serena e contundente. As imagens, músicas, pessoas e montanhas levam o espectador a participar da busca pelos cumes e pelos céus infinitos.
Aguja Guillomet
Alta Montanha
Chile, 2006, 17 min.
Direção e produção: Ralph Jaiser
Experiência patagônica. Uma clássica expedição de escalada na região do Monte Fitz Roy, onde as condições climáticas geralmente decidem o resultado da investida.
Red Bull Down Taxco
Mountain Bike
México, 2004, 23 min.
Direção e produção: Erick Castillo e Gabriela Bici
Competição de mountain bike pelas belas e pitorescas ruelas e escadas da cidade de Taxco, com locações magníficas ao longo da pista.
Portillo Ice Fest
Escalada Mista
Chile, 2006, 15 min.
Direção e produção: 24/7 Producciones
Gravado durante o Portillo Ice Fest, apresenta a primeira competição de escalada mista realizada no país.
Mujeres en Paralelo
Cultura
Argentina, 2004, 17 min.
Direção: Natu Arpajou
Produção: Carolina Alvarez, Natu Arpaju e Georgina Pretto
Entrevista com quatro mulheres que vivem no paralelo 42o, Patagônia. O envolvente e interessante relato mostra a rotina totalmente distinta de suas vidas em uma região remota e isolada, suas necessidades, dificuldades, alegrias e realizações.
Reto en el Abismo
Apnéia
Venezuela, 2005, 10 min.
Direção e produção: Carlos Coste y Gabriela Contreras
No Parque Nacional Mochima, o venezuelano Carlos Coste tenta bater o novo recorde mundial de mergulho profundo em apnéia. São 135 metros de pura adrenalina.
Condor Project
B.A.S.E. Jump e Parapente
Chile, 2005, 18 min.
Direção: Julio Muñoz
Produção: Felipe Costa e Marcelo Flores
Uma experiência visual impressionante: saltos com pára-quedas e roupas especiais que permitem literalmente voar entre as montanhas ou sobre o deserto do Atacama.
Guias de Montaña
Montanhismo
Argentina, 2005, 35 min.
Direção e produção: Ramiro Calvo e Daniel Albertein
Belas imagens registradas durante as atividades de formação do primeiro grupo argentino de instrutores de montanha, em parceria com a UIAGM – União Internacional de Associações de Guias de Montanha.
Confira a sinopse dos filmes da Mostra Banff:
High Fly Summits
Skydiving, Esqui e Snowboard
França, 2005, 13 min.
Direção e produção: Claude Adam
Em 2004, o time francês de Loïc Jean-Albert, Val Montant e Pierre Desmet planejava voar sobre os cumes mais emblemáticos do planeta. As cenas do filme combinam neve, montanhas e altas altitudes com skydiving, wing suits e skiing no Mont Blanc, fronteira franco-italiana, e no Monte Fuji, Japão.
Unconquerable Summit
Montanhismo e Cultura
Kazaquistão, 2002, 40 min.
Direção: Vladimir Tulkin
Produção: Alexander Severnuk
Produzido com a ajuda de pessoas que o conheciam, e baseado nas filmagens de sua última e trágica expedição ao Annapurna, este documentário relata a vida, as conquistas e a personalidade bonachona de Anatoli Boukreev. Alpinista famoso, ele realizou mais de 21 subidas a cumes acima de 8.000 metros, sem utilizar oxigênio suplementar, e por quatro vezes alcançou o topo do Everest.
New World Disorder V: Disorderly Conduct – Prêmio do Júri Especial
Mountain Bike
Canadá, 2004, 18 min.
Direção e produção: Derek Westerlund
A saga do épico de mountain bike continua com esta imbatível coleção dos melhores ciclistas fazendo loucuras em locações espetaculares pelo mundo.
Balancing Point – Prêmio do Júri Especial
Meio Ambiente
EUA, 2004, 6 min.
Direção e produção: Danny Brown
Assista à “desconstrução reversa” de esculturas de pedra em balanço. O protagonista parece criar as peças de forma mágica – tem a intenção de ser meditativo e de manipular a gravidade e o tempo por meio do simples efeito de reverter o filme.
Return2Sender: Parallelojams (The Fundamentals) – Prêmio de Melhor Filme de Escalada do Clube Alpino do Canadá
Escalada em fenda
EUA, 2005, 18 min.
Direção: Peter Mortimer
Produção: Peter Mortimer e Timmy ONeill
Apresentado por Timmy ONeill, The Fundamentals é uma seleção dos melhores momentos de Parallelojams e mostra as façanhas de viciados em fendas na legendária Indian Creek, Utah. Divertido e inspirador, o filme nos mostra esta forma pura de escalada de uma perspectiva original.
Creatures of Habit
Canoagem
EUA, 2005, 12 min.
Direção e produção: Trey Chace
Acompanhe os canoístas às gargantas mais remotas, em aventuras que vão deixá-lo de cabelos em pé. Não perca o recorde mundial de descida de cachoeira e as manobras selvagens! Filmado em 16 mm e 24-P, suas imagens extrapolam os limites da canoagem.
Return2Sender: Bug Out
Escalada Boulder
EUA, 2005, 10 min.
Direção: Peter Mortimer
Produção: Peter Mortimer e Timmy ONeill
Bug Out é o currículo de Cicada Jenerik, um verdadeiro fenômeno aos 10 anos de idade, com imagens impressionantes de sua ascensão da via Lowrider V10 em Bishop, Califórnia. Ao longo do filme, Cicada fala com desembaraço sobre escalada, motivação e o fato de ser ainda tão jovem.
Baffin Island B.A.S.E. Jump Adventure
B.A.S.E. Jump
EUA, 2005, 21 min.
Direção: Cliff Hake
Produção: Bob Unvert
Alguns dos B.A.S.E. jumpers mais experientes do mundo, entre eles Shane McConkey, Miles Dasher, Mike Vail, Charles Bryan, Felix Baumgartner e Mike Libecki, participam de uma emocionante expedição de um mês à ilha de Baffin, escalando e pulando de penhascos de 1.200 metros de altura.
Sur le fil des 4000 – Grande Prêmio
Escalada Alpina
França, 2005, 50 min.
Direção: Gilles Chappaz
Produção: Philippe Savoyat, Babeth Leprince, Quentin Mourey e Eric Blanc
No dia 1º de março de 2004, Patrick Bérhault e Philippe Magnin iniciam sua jornada nos Alpes, para escalar todos os 82 picos acima de 4.000 metros. Muito conhecidos por sua sólida experiência e pela forma purista de escalar, eles enfrentam mudanças climáticas e fortes emoções durante sua trajetória. No dia 28 de abril, em seu caminho ao longo do Nadelgrat, uma crista interminável que os levará ao seu 67o cume, o destino os surpreende.
The Khumbu Mighty-Mites
Esqui e Cultura
EUA, 2005, 3 min.
Direção: Karl Swingle
Produção: Conrad Anker e Jennifer Lowe
Após uma tempestade de neve, as crianças do Khumbu, Nepal, curtem um dia de diversão com seus esquis caseiros.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 16, 2006