Quer motivos para visitar o norte do país? Conheça as peculiaridades do segundo maior estado do Brasil: o Pará. O Webventure listou alguns itens para te inspirar!
1. Floresta Nacional do Tapajós
Conhecida por sua diversidade de flora, fauna, rios, lagos, morros, planaltos e outras belezas naturais, a Floresta Nacional do Tapajós tem área de mais de 549 mil hectares e 160 km de praias. O local atrai turistas que buscam o contato com a natureza. Uma das atrações é o rio que banha as terras ribeirinhas, ele muda de cor a cada hora do dia, fica amarelo, azul, laranja, vermelho e prateado.
2. Carimbó
Considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o carimbo é um ritmo paraense que originou diversos outros ritmos de música como a Lambada, Tecnobrega, Merengue e Guitarrada. Ele tem influência africana, indígena e portuguesa. Para muitos, é o único ritmo que consegue expressar a influência cultural desses três povos determinantes para a formação da sociedade brasileira por meio do batuque africano; os instrumentos indígenas e coluna curvada e o estalar de dedos dos portugueses.
3. Alter do Chão
Foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como a praia mais bonita do Brasil, com suas areias brancas, banhadas pelas águas transparentes do rio Tapajó. Por suas características peculiares e seus atrativos naturais e culturais Alter do Chão recebe um grande número de turistas todos os anos.
4. Praias de rio
Além de Alter Chão, há muitas outras opções de praias de água doce com cenários paradisíacos, águas cristalinas e calmas. Lugares ideias para relaxar e praticar esportes como o stand up paddle ou apenas curtir a natureza.
5. Açaí
No Para, a pequena fruta do açaizeiro é um atrativo a parte. O açaí é componente fundamental da dieta da população amazônica, está diretamente ligado ao aspecto cultural da região, sua polpa é usada em diversos tipos de receita, inclusive as salgadas, como acompanhamento de peixes; bem diferente do jeito que é consumido em outras partes do país.
Inscreva-se para o Mountain Do Praia do Rosa!
6. Mercado Ver-o-peso
O local reúne diariamente vendedores e compradores de produtos mais variados, desde peixes frescos, alimentos amazônicos, até os famosos banhos de ervas com promessas de propriedades medicinais. Quer conhecer melhor o espírito da cultura paraense? Esse é o local ideal. O Mercado servia como posto de fiscalização da coroa portuguesa dos produtos comercializados na região, por isso tem esse nome e é um dos cartões postais da capital Belém.
7. O Pôr do sol
O pôr do sol em Belém já foi eleito um dos mais bonitos do país, apreciar esse espetáculo é uma boa pedida para o fim de tarde,os pontos preferidos são o Forte e o Ver-o-Rio. A imagem fala por si só…
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes