Webventure

7a Maratona Internacional de São Paulo

A Maratona Internacional de São Paulo consolida-se como a maior maratona da América Latina, esse ano foram mais de 8.000 inscritos .Nesta edição a prova atinge sua maioridade, evoluindo em termos organizacionais e técnico (foi estabelcido novo recorde na prova masculina)

Na parte organizacional o grande problema da prova constatado nas edições anteriores era o crônico problema dos “cortadores de caminho” que burlavam o regulamento, percorrndo somente parte do percurso, o que levou inclusive, em 1999 ter seus resultados desqualificados para a integrar o Ranking Brasileiro de Maratonistas elaborado pela Revista Contra-Relógio .

Parte deste problema será inibido esse ano pois haverá utilização de chip, em três pontos – largada, percurso e chegada – anteriormente era utilizado somente no percurso e chegada. Mas, acreditamos que a organização deve tomar duas atitudes para coibir de vez a burla: a primeira é alterar o local do controle de percurso (anos anteriores o mesmo sempre estava na altura do 31 Km – Ponte do Jaguaré) e a outra medida é filmar a prova em alguns pontos do percurso.

Outra vantagem da utilização da tecnologia do chip da empresa Hardsport foi a possibilidade de ter os tempos líquidos, ou seja, o exato tempo da passagem pela linha de largada até a chegada.

A prova contou com parte dos grandes atletas brasileiiros como o maratonista olímpico Eder Moreno Filho, Luis Antôniio dos Santos, único brasileiro a conquistar medalha no Mundial de Atletismo na modalidadde – Bronze em Gottenburg 1995, Marcia Narloch e Cleuza Irineu, Marizete Rezende.

Otávio dos Santos começou liderando a prova no 5 Km, logo depois foi umltrapassado por Aleudo dos Santos que se manteve na ponta até 8 Km quando o pelotõo líder liderado queniano Alphonse Miundi encostou.

Na marca da meia maratona o pelotão líder passou em 1:05 min e era liderado por Otávio dos Santos e, era composto entre os quais por: Willian Musyoki, Stephen Rugut, Erich Kimayo,Aleudo dos Santos, Luis Antônio dos Santos, Rômulo da Silva, José Telles Souza .

A marca dos 25Km foi atingida com 1:17:30 e o pelotão lider era composto por somente três corredores: os quenianos Willian Musyoki, Sthepen Rugut e pelo brasileiro Rômulo da Silva. A partir deste ponto os três abriram vantagem dos demais e passaram os 30Km em 1:33min.

No 34 Km o queniano Erich Kimayo alcançou os três e correram em bloco até a altura do 40Km (2:10m) quando os três quenianos apertaram o ritmo abrindo 50 metros de vantagem sobre o brasileiro.

Erich Kimayo e Sthepen Rugut passaram disputar intensamente a liderança deixando Willian Musyoki para trás.

Nos 200 metros finais Sthepen Rugut iniciou o sprint para cruzar a linha de chegada um segundo na frente de Kimayo e estabelecendo novo recorde para a prova que pertencia a Paul Tego com 2:15:20.

No feminino o pelotão líder na meia maratona era composto por Marlene Fortunato, Marcia Narloch e Marizete Rezende.

No 33Km a líder era Maria Zeferina, seguida por Marlene Fortunato, Marizete Rezende, Marcia Narloch eAdriana dos Santos.

Marizete Rezende no 39Km assumiu a ponta e manteve a liderança até cruzar a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 2:38:58, dando um beijo em sua aliança – ela é casada com o maratonista Diamantino dos Santos que a acompanhou nos quilometros finais.

Essa é a terceira vitória consecutiva de Marizete Rezende esse ano, foi a vencedora da Maratona de Porto Alegre (20 de maio), Maratona dos Bandeirants (03 de junho), mostrando estar em grande fase.

Em segundo lugar Maria Zeferina com 2:39:33 seguida por Marlene Fortunato com 2:41:20.

Em quarto lugar Adriana dos Santos com 2:42:30 e em quinto lugar Marcia Narloch com o tempo de 2:44:10.

Temperatura: Largada 18oC – Chegada 26oC

Resultados:

Masculino:

1) Sthepen Rugut, Quênia, 2:14:30

2) Erich Kimayo, Quênia, 2:14:31

3) Willian Musyoki, Quênia, 2:15:05

4) Rômulo da Silva, Brasil, 2:15:11

5) Manuel Teixeira, Brasil, 2:17:51

Feminino:

1) Marizete Rezende, Brasil, 2:38:58

2) Maria Zeferina, Brasil, 2:39:33

3) Marlene Fortunato, Brasil, 2:41:20.

4) Adriana dos Santos, Brasil, 2:42:30

5) Marcia Narloch, Brasil, 2:44:10

Este texto foi escrito por: Harry Thomas