Foto: Pixabay

89 velejadores largam para Regata Mini-Transat neste domingo

Redação Webventure/ Vela

Veleiros já estão na França (foto: Divulgação)
Veleiros já estão na França (foto: Divulgação)

A 16ª edição da Transat 6,50 Charente-Maritime/ Bahia 2007 terá sua largada no próximo domingo, dia 16/09, em Charente-Maritime, na França. No total 89 velejadores farão o trajeto da regata em solitário de 7.800 quilômetros e aproximadamente nove dias, rumo à Salvador, na costa brasileira.

Na primeira parte do desafio os participantes percorrerão dois mil quilômetros até a Ilha da Madeira, onde farão uma escala. A previsão é de que eles cheguem ao local no dia 21/09. No trajeto, enfrentarão a travessia do Golfo Gascogne, além da descida ao longo da costa portuguesa. Caso as condições do tempo não seja favorável, os velejadores poderão se deparar com ventos de polpa, ondas fortes e grandes, além de uma chegada que, segundo a organização, será bastante técnica.

A previsão é de que a caravana da Mini-Transat parta da ilha no dia 6/10. Dali serão mais 5.800 até Salvador, na Bahia. O destaque deste trecho será o Pot au Noir, uma zona de convergência entre os ventos do hemisfério norte e os do hemisfério sul, onde os barcos podem ficar estacionados por horas ou então serem surpreendidos com ventos de até 50 nós.

Regata sem brasileiros – A disputa contará com velejadores de diversos países, como Holanda, Austrália, Estados Unidos e principalmente da França. Os dois únicos brasileiros que iriam participar da prova, tiveram problemas durante a maratona classificatória e estão fora da Charente-Matitime/ Bahia 2007.

Carlos Matos abandonou seu barco depois de constatar a entrada de água pela caixa da quilha durante uma regata na França, em junho. Ele não conseguiu realizar os reparos e interrompeu o processo qualificatório.

Já Izabel Pimentel teve problemas com seu barco desde sua estréia com a embarcação. Das mil milhas em regata que precisava cumprir, Izabel fez 500 nas Transgascogne e faria as outras 500, na Regata UK Fastnet. Na véspera da regata e depois de uma sucessão de problemas em seu Petit Bateau, Izabel foi informada pelo presidente da Classe Mini, de que seu barco não teria condições de participar da Mini-Transat, pois estava fora dos padrões.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 12, 2007

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure