Cume do Everest (foto: Arquivo Pessoal)
Desde o início da temporada até o mês de maio, muitas incertezas cercaram os montanhistas que pretendiam escalar tanto a face sul quanto a face norte do Monte Everest. Até o dia 16 de maio, segunda-feira, 92 escaladores concluíram os 8.848 metros de altitude pela face sul da montanha. Logo no dia seguinte, as estatísticas aumentaram, com o registro de Manoel Morgado, oitavo brasileiro a conquistar o cume.
O brasileiro já está a caminho do Acampamento 3 e 2. Novamente as condições climáticas no Everest não estão favoráveis e a próxima janela de tempo bom, na qual muitos escaladores tentarão o ataque acontece entre 22 e 24 de maio.
Pelo lado norte, o americano Julio Bird subiu ao topo da montanha pelo lado mais difícil nesta segunda-feira. Ele iniciou a escalada após a fixação das cordas ao lado de sherpas tibetanos.
Julio e os sherpas deixaram o Acampamento 2 e levaram 14 horas para chegar ao cume. Agora ele está descansando no C2 novamente e descerá para o Acampamento Base em breve, declarou uma membro do time de Julio. A demora se deu por conta das ventanias na região.
Este texto foi escrito por: Webventure