Tem vontade de praticar um novo esporte, como o skate, mas não sabe muito bem por onde começar? Então, vamos te dar uma forcinha. Assim como em outras modalidades, é necessário preparar o corpo para todos os impactos que ele pode sofrer durante as manobras e movimentos que te farão deslizar por aí.
Por isso, contamos com algumas dicas do campeão mundial Pedro Barros, que protagoniza a série Se Prepara, disponível na Red Bull TV. Por lá, ele revela alguns pontos importantes para serem trabalhados antes de subir no skate e como executá-los em casa.
Entre os movimentos indicados pelo atleta, está o alongamento corporal, que funciona de forma auxiliar na ativação das funções motoras. Para o atleta, também é interessante treinar a mobilidade do pé, para equilibrar e
prepará-los para o impacto do esporte, além de realizar exercícios abdominais, que são importantes para o fortalecimento deste músculo que é muito utilizado na execução de manobras.
Para te ajudar ainda mais, confira algumas das dicas do The Outdoor Jornal, que também fez uma seleção com cinco exercícios fundamentais para iniciar ou melhorar o desempenho no esporte.
Como treinar em casa para melhorar no Skate
Pescoço e ombros
Comece fazendo algumas rotações com o braço. Puxe o cotovelo para trás sobre o pescoço horizontalmente para esticar o braço. Isso reduzirá a rigidez dos músculos e o preparará para a sessão. Segure o skate atrás do pescoço, gire o tronco para os lados para deixar os ombros aquecidos e soltos.
Quadril
Faça algumas rotações do quadril nas duas direções. Torça, vire e flexione esses músculos.
Panturrilha
O fortalecimento dos músculos da panturrilha permitirá que você se equilibre melhor em cima do skate. Eleve a parte da frente do pé com o calcanhar ainda no chão. Faça isso em uma superfície inclinada, como uma rampa ou um degrau, e alongue os músculos da panturrilha. Incline-se suavemente para a frente usando o seu peso para esticá-lo ainda
mais, até que sinta esse músculo mais solto. Repita o movimento mais algumas vezes.
Bacia e coxas
Inclua exercícios tradicionais para integrar equilíbrio, força e flexibilidade. Faça respirações longas e dobre as costas com os braços esticados e relaxe as articulações da região das coxas e da bacia.
Tornozelos
Para evitar a torção dos tornozelos por rigidez durante uma sessão de skate, é importante prepará-los para esse tipo de atividade. Então, gire os tornozelos nas duas direções por algumas vezes. Quando você sentir esta área um pouco mais leve e solta, estará pronto para subir no carrinho.
Para finalizar a atividade, vale investir alguns minutos em um alongamento corporal completo, uma vez que auxilia na remoção dos ácidos acumulados nos músculos e ainda ajuda no relaxamento do corpo.
Last modified: abril 22, 2020