Foto: Pixabay

Vela jovem brasileira disputa tradicional evento de Optimist no Peru

Redação Webventure/ Vela

A partir da próxima segunda-feira (17), a flotilha brasileira competirá no Sul-Americano de Optimist 2023, em Paracas, no Peru.

Com 26 atletas entre os 143 velejadores, o Time Brasil enfrentará participantes da Argentina, Chile, Equador, México, Peru, Porto Rico, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela.

Os treinos livres já começaram, e as primeiras regatas estão programadas para a próxima semana.

Arthur Back e Joana Freitas, atuais campeões sul-americanos e brasileiros da classe, falaram sobre suas expectativas.

“Muito contente de defender o título aqui em Paracas. Feliz também de defender as cores do Brasil no Sul-Americano”, disse Arthur Back.

Joana Freitas explicou: ”Estou feliz de participar mais uma vez do Sul-Americano”.

”Vim para Paracas com foco de velejar o melhor de mim e mostrar o que estou aprendendo na vela. Quero também ajudar a levar um bom resultado para o Brasil”.

A equipe brasileira é treinada por Filipe Novello, Alexandre Paradeda e Átila Pellin, com o chefe de equipe Caio Soares.

Os pais e fãs da classe Optimist podem acompanhar fotos, avisos de regatas e súmulas no site oficial do Sul-Americano.

A vela brasileira tem como destaque o Núcleo de Base do programa da Confederação Brasileira de Vela – CBVela, em parceria com o Ministério do Esporte pelo Convênio 920223/2022. Desde o ano passado, o projeto ajuda no fomento à modalidade.

A Marina da Glória, sede da Rio 2016 e de outros grandes eventos da vela, recebe adolescentes entre 13 e 17 anos para treinos visando eventos nacionais e internacionais da Vela Jovem.

Outros campings de treinamento foram realizados no Clube Naval Charitas, em Niterói (RJ). O objetivo do projeto é levar jovens atletas ao alto-rendimento, incluindo participações em classes olímpicas e pan-americanas.

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Foto: Divulgação

Last modified: abril 14, 2023

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure