O veleiro Crioula, campeão geral na última edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela, está confirmado para competir novamente este ano em Ilhabela (SP), de 22 a 29 de julho.
Com o atleta olímpico Samuel Albrecht como tático, o Crioula defenderá seu título na classe ORC, considerada a categoria de rating mais importante da vela oceânica.
Em 2022, o moderno TP-52 do Crioula, sob o comando de Eduardo Plass, conquistou a medalha de ouro após uma emocionante disputa com o Phoenix na última regata.
Os gaúchos ficaram em segundo lugar no dia decisivo e subiram ao ponto mais alto do pódio, juntamente com o Argos, de Lars Grael, que ficou em terceiro lugar.
A expectativa é que a disputa se repita nesta temporada especial, que marca a 50ª edição da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.
Samuel Albrecht compartilhou sua empolgação com o evento, dizendo: “A expectativa é que tenhamos um belo campeonato! Ilhabela é um local lindo onde podemos encontrar amigos velejadores. Além disso, é uma oportunidade de velejar e competir contra os melhores atletas do Brasil.”
Ele também expressou seu desejo de que a equipe do Crioula tenha um desempenho excelente, dizendo: “Espero que a equipe consiga fazer boas regatas!”
”Todos os atletas do barco estão focados para mais um desafio em Ilhabela. As velejadas são de alto nível e queremos estar na disputa pelo pódio e quem sabe conquistar mais um título.”
Além de ser o atual campeão geral, o Crioula também detém o recorde da prova de abertura, que este ano levará o nome de Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil. Em 2018, o veleiro percorreu mais de 55 milhas náuticas em 6 horas, 1 minuto e 42 segundos. Atualmente, o S40, que era o barco na época, está nas mãos de Bayard Neto no Inaê Soto Transbrasa.
Samuel Albrecht compartilhou algumas palavras de confiança em relação à equipe do Inaê: “O Inaê é uma ótima equipe e todos são muito unidos. Acredito que a evolução acontecerá! Atenção de todos para as repetições de movimentos dentro do barco e entrosamento é fundamental. Cada velejador possui papel importante dentro do barco! O conjunto evolui quando o individual está em alto nível.”
Além das competições emocionantes, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela oferece uma série de atividades culturais e sociais dentro e fora do Yacht Club de Ilhabela, incluindo shows, exposições e palestras.
A competição terá início no domingo, 23 de julho, com a tradicional Regata 100 anos – Atrevida por Boreste – Marinha do Brasil, uma travessia de mais de 50 milhas náuticas que contorna a icônica ilha do litoral norte paulista.
Last modified: julho 11, 2023