A Fórmula E promoveu, nesta quinta-feira (19), um workshop de envelopamento de automóveis na sede da FullPower PRO, em São Paulo (SP). O curso reuniu participantes de diversas faixas etárias, com destaque para a presença significativa de mulheres.
O objetivo principal foi atender à demanda do mercado automotivo, que cada vez mais busca a personalização ou plotagem como uma opção sustentável.
Os carros elétricos, que retornarão à capital paulista em 16 de março no Sambódromo do Anhembi, em parceria com o Girls on Track, convidaram jovens do Instituto Mães Brasil para participar do workshop de envelopamento.
Esse projeto social, que visa capacitar e promover o empreendedorismo feminino na cidade de São Paulo, selecionou algumas alunas para participar do ePrix da Fórmula E no próximo mês. Durante o curso prático, os participantes tiveram a oportunidade de trabalhar com o carro elétrico Nissan Leaf.
“A priorização das mulheres foi fundamental. Sabemos que o mercado busca mais mulheres para esse tipo de serviço e este curso visa prepará-las para atender essa demanda. As empresas de envelopamento estão em busca desse perfil”, disse Bruna Frazão, membro da comissão feminina da CBA – Confederação Brasileira de Automobilismo e sócia da Agência Forte.
“Queremos mostrar que existem mulheres capacitadas para trabalhar no ambiente automobilístico e em toda a sua cadeia produtiva. Queremos proporcionar oportunidades e criar novas referências.”
A parceria entre a Fórmula E e o programa Girls on Track continua por mais um ano. O programa, voltado para meninas de 12 a 18 anos, fará parte do Eprix paulista. A expectativa é que mais de 1.650 mulheres participem do programa ao longo da temporada dez.
Em seis anos, o programa Girls on Track impactou positivamente mais de 2.500 meninas em vários fins de semana de corrida na Fórmula E, com a presença de figuras femininas importantes de diversas profissões no paddock do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, oferecendo workshops inspiradores e educativos.
Um dos objetivos da F-E com o Girls on Track é proporcionar uma experiência de trabalho imersiva em tudo que envolve o Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, seja na pista ou durante a semana da corrida.
“Pudemos ver que existem outras mulheres no meio trabalhando com carros e no esporte a motor. E o Girls on Track une mulheres com o mesmo propósito, o mesmo amor, que é o automobilismo. E assim seguimos os nossos sonhos”, destacou a mecânica Letícia Santos Zeballos.
Além do curso de envelopamento, os participantes puderam apreciar o show car da Fórmula E, que foi exposto na FullPower PRO. O modelo estilizado, lançado pelo prefeito Ricardo Nunes no Desfile das Escolas de Samba deste ano, foi concebido pelo artista Adhemar Cabral.
A instalação artística é composta por sucata eletrônica e outros materiais reciclados, além de contar com plantas brasileiras vivas e irrigadas, em uma composição elaborada pela florista Sandra Bacchin, com colaboração da ONG Sucataria São Paulo.
A iniciativa FIA Girls On Track também estará presente durante o fim de semana do EPrix de São Paulo, em 16 de março, no Sambódromo do Anhembi. Os ingressos já estão disponíveis para compra através do site da Eleven Tickets.
“Com o FIA Girls on Track, a Fórmula E demonstra que seus conceitos de inovação e inclusão ultrapassam questões naturalmente relacionadas à prova, como eletromobilidade e desenvolvimento sustentável. É um exemplo de responsabilidade social que deveria ser seguido por todos os grandes eventos”, disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris – São Paulo Turismo.
Sobre a Fórmula E e o ‘ABB FIA Formula E World Championship’:
Como o primeiro campeonato mundial elétrico da FIA – Federação Internacional do Automóvel, a Fórmula E é reconhecida como o único esporte neutro em carbono da história, certificado desde sua concepção.
O Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA realiza corridas emocionantes nas cidades mais emblemáticas do mundo, tornando-se uma plataforma internacional importante para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros se unem pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para impulsionar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Foto: Luis França
Last modified: fevereiro 29, 2024