O maior festival infantil de Rugby do Brasil foi realizado neste domingo (30), no Sesi de Guarulhos (SP). Mais de 600 crianças, com idades entre 6 e 14 anos, participaram da celebração da modalidade, competindo nas categorias M8, M10, M12 e M14.
Este evento marcou a primeira etapa do Festival Infantil Estadual, que culminará em um encontro final em novembro. Organizada pela SPRugby – Federação Paulista, a etapa contou com o patrocínio da Equipa Group e Dona Deola.
O objetivo do festival foi aumentar a participação de jovens no rugby, e o apoio de 16 clubes de diversas cidades, como São Paulo, Taubaté, Ilhabela, Piracicaba, Pindamonhangaba, Indaiatuba, São José, Jacareí e Campinas, foi essencial para esse feito histórico.
“Estamos focados em promover o rugby infantil no estado e reconhecer as iniciativas que se dedicam ao esporte de base. Como federação, entendemos que o investimento na base é o caminho mais seguro e consistente, seja para obter resultados esportivos diretos ou para disseminar a cultura da modalidade”, explicou Fernando Portugal, coordenador técnico da SPRugby.
O Projeto Troféu Rugby Infantil do Estado de São Paulo faz parte de um plano de ação para a reestruturação e crescimento sustentável da modalidade no estado. A iniciativa conta com o apoio de clubes, árbitros, instituições e pais.
No Sesi Guarulhos, meninos e meninas jogaram juntos, apoiados pelos pais que torciam nas dependências da instituição, mesmo com o frio de quase 10 graus do início de inverno na região metropolitana de São Paulo.
“Este é o momento de diversão e de teste! É hora de colocar as crianças para jogar e se divertir. Para captar e reter crianças, fazendo com que se apaixonem cada vez mais pelo esporte, é essencial que elas joguem! O festival proporciona isso, com toda a sua atmosfera. As competições não tiveram campeões, mas sim um caráter participativo”, explicou Tutu Mota, do Jacareí Rugby.
O Novo Rugby Paulista demonstrou a crença da federação na base. Esta foi uma oportunidade única de reunir toda a comunidade do Rugby Paulista no mesmo dia. “Estamos em um processo de desenvolvimento e crescimento das nossas categorias de base, focando no M8, M10, M12 e M14, que são o foco deste festival”, contou Gabriel Cacuro, coordenador das categorias de base do Pasteur Athletic Club.
“Isso contribui para o desenvolvimento cognitivo, físico e, principalmente, para a disseminação dos valores do esporte. É ótimo fazer parte deste tipo de torneio infantil de rugby.”
As iniciativas para promover a modalidade ao longo do ano serão premiadas pela SPRugby. O clube com maior pontuação será coroado campeão de Rugby Infantil do Estado de São Paulo, com o troféu permanecendo em sua posse ao longo do ano seguinte, com o nome gravado na base.
“O número de crianças e equipes foi histórico! Este dia ficará marcado pela importância do evento para o Rugby Paulista e brasileiro. De fato, foi o maior festival infantil do Brasil, renovando a esperança para o Rugby”, disse Marcelo Sansone, CEO da House of Rugby.
A disputa pelo Troféu Rugby Infantil ao longo da temporada incluirá todas as ações de rugby infantil dos clubes paulistas, divididas em três vertentes essenciais: Dias de Rugby, Festivais Regionais e Festival Estadual.
Sobre a Federação Paulista de Rugby
A SP Rugby – Federação Paulista de Rugby, fundada em 2006, representa todos os clubes e promove o rugby no Estado de São Paulo. Seus valores incluem fazer do rugby paulista o melhor, desempenhando um papel fundamental no crescimento e na promoção do esporte, ajudando a formar novos jogadores, treinadores, árbitros e administradores.
Filiada à Confederação Brasileira de Rugby (CBRu), a Federação atua como uma associação sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento, divulgação e coordenação do rugby em suas diversas modalidades e categorias no estado.
A entidade organiza seleções locais para campeonatos nacionais e fortalece as categorias de base da modalidade. A Federação Paulista de Rugby é responsável por organizar torneios, campeonatos e eventos relacionados ao rugby, tanto para equipes masculinas quanto femininas, em diferentes faixas etárias e níveis de habilidade.
Last modified: julho 4, 2024