Neste sábado (24), o tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, foi palco da quarta etapa da Michelin Le Mans Cup. Em uma corrida acirrada e marcada por diversas bandeiras amarelas, o brasileiro Ricardo Gracia Filho conquistou seus primeiros pontos na competição.
Estreando na categoria e em carros protótipos, Ricardo Gracia Filho tem demonstrado uma evolução constante ao longo das corridas. Familiarizado com a pista, onde já disputou provas de Fórmula 4, o brasileiro enfrentou mais um desafio em um dos circuitos mais exigentes da Europa.
Após a bandeirada final, o piloto paulista garantiu a sexta colocação, alcançando seu melhor resultado até o momento e pontuando pela primeira vez na temporada com a Team Virage.
“A semana foi muito boa. Tivemos algumas dificuldades com o carro em comparação às semanas anteriores, e precisamos trabalhar bastante para ajustar o carro e conseguir o máximo desempenho ao longo do fim de semana”, comentou Ricardo Gracia Filho, que é patrocinado pela Sabesp.
Na classificação, o carro 59 da Team Virage conquistou a décima posição no grid de largada. No entanto, logo após o início da prova, um incidente envolvendo os líderes fez com que o safety car entrasse na pista. Nesse momento, o companheiro de equipe de Ricardo, o paraguaio Oscar Bittar, que fez o primeiro stint da corrida, assumiu a quarta posição.
Bittar manteve essa colocação até entregar o carro para Ricardo Gracia Filho, restando cerca de uma hora para o fim da prova. Após a troca de pilotos e a parada nos boxes, Gracia Filho retornou à pista na 14ª posição. Rapidamente, o brasileiro subiu para a sexta colocação, brigando por posições.
Depois de uma longa intervenção do safety car devido a outro incidente na corrida, Ricardo Gracia Filho subiu mais uma posição, entrando no top-5. Com o cronômetro marcando os últimos treze minutos de prova, um novo período sob safety car foi acionado.
Quando a corrida recomeçou, Ricardo chegou a ocupar a terceira posição, mas, durante a disputa por posições, o carro do brasileiro acabou sofrendo um toque, o que resultou na perda de algumas posições.
“Estávamos em terceiro até a última volta, mas um toque nos jogou para a sexta posição, onde terminamos. Ganhamos quatro posições, então, no geral, foi uma boa corrida”, destacou o piloto.
“Fico feliz por correr em Spa-Francorchamps novamente. Esta é uma das minhas pistas favoritas e estou muito satisfeito com o resultado. Agora estou confiante para as próximas corridas.”
Last modified: agosto 26, 2024