A exuberante Serra dos Órgãos foi o cenário do primeiro dia de prova (foto: André Pascowitch)
Itaipaiva/ RJ – A primeira etapa do Rio Eco 2000 teve sua largada às 6h22, quase meia hora depois do previsto. Os atletas saíram do Parque Nacional da Serra dos Órgãos caminhando sob chuva. Foram cerca de 30 quilômetros de trekking. Depois, um rapel negativo de 35 metros.
Segundo a organização, a primeira equipe deveria levar 6 horas para fazer o trekking, mas a equipe francesa ERTIPS fez em tempo inferior e completou a prova em 6 horas e 10 minutos.
Para a atleta Carmem Lúcia da Silva, da equipe Ferrino/Bravox, a quinta equipe que chegou no rapel, a caminhada tinha muitas subidas e descidas, com cordas em alguns trechos para ajudar. Para ela, atleta experiente, que participa das principais corridas de aventura, o trecho foi fácil e o rapel mais fácil ainda. Carmem foi a primeira da equipe a descer a montanha e ficou lá embaixo conversando e passando batom, enquanto esperava pelos companheiros.
Aos poucos as equipes chegavam para o rapel, que foi ao lado da cachoeira Véu de Noiva, próxima a Pousada Paraíso Açú, onde pegaram as mountain bikes, depois de uma curta caminhada com um belo visual, para cumprir os 15 quilômetros finais da prova, com chegada no Parque Municipal de Petrópolis.
Para a equipe Hotel Alpina, natural de Teresópolis, que foi formada ontem, o trekking no Parque Nacional da Serra dos Órgãos foi sossegado, pois eles estão acostumados com as trilhas. Para Sérgio Cunha, a prova iria mesmo começar depois do rapel, quando a corrida entrou em Corrêas, próximo a Itaipava.
Amanhã (23/11), as equipes começam às 6 horas, a largada será no Parque Municipal de Petrópolis, com mountain bike em estrada de terra, muita lama e buracos e um trecho de asfalto, pela BR-040. Depois, na área de transição, trocam as bikes por um cavalo, que a própria equipe terá que escolher e cumprem, no mínimo, mais 4 horas até a próxima transição, onde pegam novamente as mountain bikes.
Na modalidade ride´n´run, as equipes têm que, obrigatoriamente, fazer o percurso em 4 horas, no mínimo, com penalização para quem chegar antes deste tempo. Segundo Laurent Maubre, organizador do evento, esta norma é para que os cavalos não sejam maltratados.
A segunda etapa termina na estação da Light (companhia de energia elétrica), onde um churrasco aguarda a chegada de todos.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da Rio Eco 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata
Last modified: fevereiro 21, 2017