Foto: Pixabay

Abertura da temporada relembra história dos Órgãos

Redação Webventure/ Montanhismo

A homenagem a um alpinista de 83 anos marcou a abertura da temporada 99 de montanhismo no Parque Nacional Serra do Órgãos, no último Domingo (02/05), em Teresópolis (RJ). Miguel Jorge Inácio, conquistador de clássicas escaladas da serra na década de 40, inaugurou a “Parede de Homenagens” no Centro de Visitantes do parque.
Uma placa de bronze lembrou a conquista da Verruga do Frade feita por Inácio, além da sua participação na primeira missa celebrada no topo do Dedo de Deus, em 1945. “Não sou digno de tamanha homenagem”, emocionou-se o veterano.

Reunindo alpinistas e visitantes do Rio, Friburgo e Petrópolis, além do público local, o evento teve ainda uma gincana com quatro equipes disputando provas como “Nós na Corda” (o objetivo é fazer o maior número possível de nós numa corda de 50 m), cabo de guerra e “Múmia de Corda”, onde cada equipe compete com três pessoas e tem de enrolar e desenrolar a corda por todo o corpo de um dos competidores. Após muitos tombos, risos e gritos das torcidas, ficou definido o campeão da gincana: a equipe de Nova Friburgo.

Nas palestras, Alexandre Galvão, escalador petropolitano que ocupa o segundo lugar no ranking carioca, falou da segurança no esporte, discutindo soluções para os eventos de competição, que estão se multiplicando. O também alpinista Sérgio Tartari mostrou todos os detalhes técnicos e logísticos des escalada em big wall, uma prática cada vez mais intensa no Brasil. Ele exibiu também slides das suas últimas conquistas nas montanhas do parque Torres Del Paine, no Chile.

A festa terminou com sorteio de brindes entre os participantes, que contribuíram doando uma lata de leite em pó a instituições que aos carentes, e a promessa de uma temporada bastante agitada.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 21, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure