Principal nome do mountain bike feminino do Brasil, Raiza Goulão irá participar de sua primeira Olímpiada aos 25 anos. A notícia foi confirmada pela União Ciclistica Internacional (UCI) nesta última quarta-feira (25/05).
A ciclista natural da cidade de Pirenópolis, em Goiás, conseguiu a única vaga disponível para a competição e atualmente é a numero 17 do ranking mundial com 1967 pontos. Ela concorria com a atleta Isabella Lacerda, que é a 37ª, e ficou fora da Rio 2016 com um total de 1446 pontos. O detalhe é que para garantir duas vagas, o Brasil tinha que classificar em pelo menos oitavo, mas finalizou no 14º lugar.
Raiza, que é atleta da Specialized Racing BR e Shimano Brasil Sports Team, será a segunda brasileira de MTB a participar desse evento, já que Jaqueline Mourão representou o país nas Olimpíadas de Atenas e de Pequim.
Em entrevista ao Webventure, a goiana contou que sempre praticou muito esporte, mas que nunca imaginou que seria atleta de mountain bike. Estava seguindo mais como hobby e agora estou entre as melhores do mundo, diz. Eu sempre quis fazer um número maior de provas e esse ano foi de muitos resultados: dois grandes de nível mundial, completa.
Ela também falou sobre a importância de ter feito parte do MTeenB – projeto de formação de novos atletas idealizado e coordenado por Jaqueline Mourão – quando ainda era adolescente. O projeto da Jaqueline Mourão proporcionou uma melhora na minha vida. Eu fico muito feliz de ser a segunda brasileira difundindo esse esporte, acho que vai ser uma motivação muito grande poder inspirar os atletas mais novos, finaliza a atleta.
Representantes masculinos
Já entre os homens brasileiros, o atleta Henrique Avancini, da equipe Cannondale Factory Racing, somou 1892 pontos e competirá nos Jogos Olímpicos 2016. Além disso, de acordo com o critério oficial divulgado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) no início deste ano (de classificação pelo ranking olímpico), o atleta Rubinho Valeriano, da equipe Specialized Hoffmann XCO, com 842 pontos, também passa a ser representante do país na competição.
Este texto foi escrito por: Denise Duarte
Last modified: fevereiro 25, 2017