Todo mergulhador é fascinado pelos mistérios que o fundo do mar pode oferecer. Os oceanos são os lugares menos explorados da terra e cientistas defendem a tese de que, conhecemos apenas 5% dos mares e que 2/3 da vida marinha ainda não foram identificadas.
É por essas e outras, que a curiosidade sempre é aguçada quando falamos sobre o mar, seja por parte de mergulhadores experientes, iniciantes, adultos ou crianças.
Agora imagine explorar uma antiga embarcação naufragada e intocada? É possível realizar esse desejo e unir aventura, esporte e conhecimento. Hoje no Brasil existem diversos cursos especializados em mergulhos de náufragos. Diferente das histórias de filmes e desenhos, lá o mais importante não é buscar tesouros, mas sim estudar a história da antiga embarcação e reconstituir, a partir dos destroços, a imagem do barco enquanto ele ainda navegava.
O que o aventureiro irá encontrar são belos retratos de integração da natureza com os restos do barco. Por isso muitas pessoas mergulham para fazer retratos inesquecíveis.
O Brasil se mostrou um país com um potencial enorme para a modalidade. São registradas mais de 10.000 embarcações naufragadas na costa litorânea nacional., mesmo assim muitas outras, conhecidas por histórias, jamais foram encontradas.
Pré-requisitos para a prática
– 9 horas de curso teórico
– 4 horas de curso prático
O aventureiro também deve estar com a aptidão de mergulho autônomo em dia.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli
Last modified: fevereiro 25, 2017