Amsterdã é mundialmente conhecida pelo uso das bicicletas e essa fama não é à toa, estima-se que ao todo a Holanda tenha aproximadamente uma bicicleta, para cada um dos seus 16 milhões de habitantes.
Na capital holandesa, há algum tempo a bike já é o meio de transporte mais utilizado. As pessoas pedalam não só de final de semana, como também para trabalhar, ir ao mercado e fazer todas as outras tarefas do dia a dia. Amsterdã é uma cidade predominantemente plana, o que facilita na hora da pedalada, são quilômetros e mais quilômetros de ciclovia e tudo é bem sinalizado.
Mas essa paixão entre os holandeses e o veículo de duas rodas não surgiu de um dia para o outro. Tudo começou após o final da Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias automobilísticas começaram a se desenvolver com mais força e as pessoas começaram a adquirir automóveis e a gerar um trânsito caótico, já que a cidade não era planejada para o volume de carros.
Quando o preço do petróleo subiu muito, por volta da década de 70, o governo criou uma política de incentivo ao uso da bicicleta e proibiu que carros circulassem aos domingos. Com isso, as pessoas voltaram a se readaptar a rotina com as bikes e deixar os outros meios de transporte um pouco de lado.
Hoje a bicicleta é quase um estilo de vida, assim ela e os holandeses são inseparáveis. Os turistas que visitam Amsterdã conseguem alugar uma magrela por cerca de 10 euros ao dia e ainda aproveitam pedalando pelas margens dos canais e sobre as várias pontes e pontos turísticos da cidade.
Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes
Last modified: fevereiro 25, 2017