A ventosaterapia ou cupping como é conhecida, já é antiga conhecida dos atletas para alívio de dores musculares. Porém, ficou famosa nos últimos tempos com a divulgação nas Olimpíadas, quando atletas famosos e dos mais diversos países mostraram suas marcas do, até então, desconhecido método.
O tratamento não é invasivo e foi desenvolvido através da acupuntura. Tem como base a colocação de campânulas ou copos redondos de vidro sobre a pele, gerando a sucção do local, como ventosas.
O principal efeito da terapia é controlar a corrente sanguínea, tendo como base a troca gasosa, visando limpar o sangue através da pele. Também existe a versão onde um líquido inflamável é acendido dentro dos copos, a diferença entre a pressão interior e exterior acaba por gerar uma força de sucção, o que estimula o fluxo sanguíneo e deixa círculos vermelhos, que desaparecem em alguns dias.
A técnica é complementar a massagem e os atletas recorrem a elas para reduzir a fadiga, nutrir os músculos, aliviar as tensões, dores musculares e articulares. Ela é usada principalmente nas costas, mas pode ser feita em diversas partes do corpo, até mesmo no rosto.
É importante sempre procurar um profissional que tenha conheça bem o método.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe
Last modified: fevereiro 25, 2017