Todos que acompanham o esporte Off Road, Rally e similares no Brasil têm notado um grande crescimento nos últimos anos. Cada vez mais estes esportes estão presentes nos diversos tipos de mídia: TV, rádio, revistas, jornais e principalmente na Internet. A e-mídia, que surgiu nos últimos 3 anos, é um excelente canal de divulgação de esporte radicais e novos informativos de alta qualidade vem surgindo constantemente. Pensando nestas pessoas que estão em busca de mais informações sobre o Off Road no Brasil descrevo abaixo os diferentes tipos de competições deste segmento.
Rally de Regularidade – São provas que podem ser disputadas em asfalto, em terra ou em uma combinação de ambos. Alguns rallys permitem a inscrição de qualquer tipo de carro (passeio ou utilitário) e outros apenas carros 4×4, como por exemplo a Copa Mitsubishi que é hoje o campeonato de regularidade mais importante no Brasil e oferece a maior premiação.
O objetivo mais importante do rally de regularidade é cumprir o trajeto proposto pela organização da prova no tempo determinado, tanto o caminho e o tempo estão descritos em uma planilha que é entregue aos competidores momentos antes da largada. Normalmente os carros largam de um em um com o intervalo de um minuto.
O piloto tem que cumprir o roteiro informado pelo navegador com o máximo de regularidade possível superando todos os obstáculos encontrados pelo caminho, enquanto que o navegador precisa calcular a velocidade de cada trecho além de indicar o caminho correto.
As provas são realizadas em estradas abertas ao trânsito normal, o que dificulta um pouco mais ainda a manutenção da regularidade. Quanto maior a integração da dupla, maior a chance de sucesso de ambos.
Os cálculos podem ser feitos por uma simples calculadora de 4 operações ou até por um sofisticado computador de navegação desenvolvido especificamente para este fim.
Para controlar a regularidade dos competidores durante a prova existem postos de controle (PC) que registram o momento exato da passagem de cada carro em um determinado ponto, cada segundo de atraso ou adiantamento representa um ponto perdido na prova. Desta maneira o vencedor será aquele que perder o menor número de pontos.
Rally de Velocidade – Diferente de uma prova de regularidade o rally de velocidade é uma prova onde o mais rápido é o vencedor. Normalmente as provas são divididas em várias especiais que são trechos onde as estradas são totalmente fechadas ao trânsito e intercalado com estas provas existem deslocamentos que devem ser cumpridos em um tempo máximo estipulado pela organização. Algumas destas especiais podem ser percorridas diversas vezes e o tempo válido para a classificação é o tempo total somado de todas as provas especiais da competição.
Existem diversos campeonatos de velocidade, os mais importantes são o Campeonato Brasileiro de Rallye de Velocidade, a categoria L-200R na Copa Mitsubishi, alguns campeonatos estaduais e os Rallys Off-Road (Rally dos Sertões e Copa Baja). Já que o mais importante é acelerar nestas provas, o que faz o navegador? Bom o navegador é responsável para que a dupla percorra o caminho estipulado na planilha, se possível sem erros, para não perder tempo.
No campeonato Brasileiro o percurso é previamente divulgado aos participantes para que os mesmos possam treinar no local e fazer o levantamento. O levantamento consiste de anotar todos os obstáculos do caminho (curvas, lombadas, buracos, pontes, …) e classificá-los em grau de dificuldade. Durante a prova o navegador vai cantando, ou seja, lendo os obstáculos com uma certa antecedência ao piloto para que este possa enxergar o que tem na frente antes de entrar no campo visual. Desta maneira é possível andar muito mais rápido do que apenas no visual.
Já no Rally Off-Road não é permitido o reconhecimento do percurso antes da prova e o navegador precisa confiar totalmente na planilha fornecida pela organização que mostra apenas os principais obstáculos, portanto são provas onde a pilotagem tem que ser mais cautelosa.
Raid – O Raid é uma prova de regularidade com obstáculos para veículos que possuam tração nas quatro rodas e que estejam bem preparados. Normalmente são jipes com guincho, pneus lameiros, câmbio reduzido e outros equipamentos . As provas são disputadas em trilhas dentro de fazendas com um grau de dificuldade bastante grande.
O objetivo é o mesmo do rally de regularidade, porém as dificuldades para manter a regularidade são maiores e a chance de atolar ou ter que ajudar algum companheiro em dificuldades também são grandes. Existem raids de longa duração (Transparaná) que duram até sete dias e existem diversos campeonatos regionais e estaduais (Copa Sudeste, Copa Vale, …), com provas de um dia.
Neste tipo de prova o espírito Off-Road se faz bastante presente e existe grande companheirismo entre os competidores e muitos participam apenas para se divertir. Provas com este mesmo perfil apenas para motos costumam ser chamadas de enduro.
Endurance – São provas ao estilo do antigo Camel Trophy onde tarefas especiais são designadas para cada uma das equipes participantes que podem ser compostas por dois ou mais carros. Cada tarefa cumprida vale pontos que são somados para determinar a equipe campeã.
Normalmente as distâncias percorridas são pequenas e as dificuldades imensas, necessitando de muitos equipamentos especiais, força física, estratégia e resistência. As tarefas são as mais diversas possíveis, desde subir uma montanha com o jipe o mais rápido possível usando o guincho até percorrer um determinado circuito sempre no mesmo tempo sem usar nenhum tipo de cronometro ou instrumento.
Em geral estas provas duram de um a dois dias e seus participantes tem que ter boa experiência no Off-Road pesado.
Indoor – Provas em circuito fechado para carros Off-Road 4×4 e gaiolas especiais. É construída uma pista especialmente para cada prova com os mais variados obstáculos, saltos, fossos, curvas fechadas, pontes entre outros. O objetivo de cada participante é de percorrer esta pista no menor tempo possível contra o relógio, o vencedor é aquele que for mais rápido nas diversas baterias.
A maioria das pistas de Indoor tem espaço para que dois carros larguem simultaneamente proporcionando pegas emocionantes ao público. Por falar em público este tipo de prova é o único que permite que os fãs acompanhem de perto as emoções durante todo o desenrolar da competição.
Ainda não existe um regulamento único para as categorias do indoor, assim todos os tipos de 4×4 podem disputar estas provas. Correm jeeps V8 super preparados, Suzuki Samurai com motor AP, JPX com motor de Opala e alguns Frankesteins, que são carros tão modificados e adaptados que sua origem fica irreconhecível.
Detlef Altwig , colaborador da Webventure, participa a mais de 15 anos de provas de rally off road, rally de velocidade e regularidade, raids como navegador e piloto. Campeão da Copa Mitsubishi e Copa Dunas em 1999 e terceiro lugar geral no Rally dos Sertões 1999. Atualmente é navegador da Chevrolet Rally Team. |
Este texto foi escrito por: Detlef Altwig, especial para o Webventure
Last modified: setembro 12, 2000