Foto: Pixabay

Aventura e satisfação no 1º dia de Ranger Eco Adventure

Redação Webventure/ Montanhismo, Outros, Rafting e canoagem, Trekking

O canionismo marcou o Ranger Eco Adventure (foto: Renato Cukier)
O canionismo marcou o Ranger Eco Adventure (foto: Renato Cukier)

Muita expectativa, ansiedade e vontade de colocar logo o pé na trilha. Assim foi o primeiro dia do Ranger Eco Adventure, terceira edição, evento criado pela Ford/Sky visando a integração sócio-ambiental e o desenvolvimento do espírito aventureiro dentro das famílias. O Webventure esteve lá para trazer esta aventura para você.

As equipes devidamente uniformizadas e equipadas com os itens básicos de segurança – lanterna, bússola, repelente, entre outros – tinham no nome a sua identidade registrada. Entre vários gritos de guerra, algumas se destacavam pela criatividade: “A vó, o Zé e os caras”, “Os sem rumo” e “Os cinco elementos” mostram o espírito divertido dos integrantes. Nota: no grupo “Os cinco elementos” apenas quatro estavam presentes, o quinto era um elemento ‘fantasma’.

Diferente das duas outras edições, nesta etapa os participantes estavam divididos em quatro grupos: A, B, C e D. O primeiro grupo (A) praticou rafting de manhã, no Rio Paraibuna, enquanto o segundo (B) fez um trekking de 9 km com auxílio de planilha. As equipes agrupadas como C experimentaram tirolesa e canionismo ao mesmo tempo em que o último grupo (D) praticava rapel e orientação. Na parte da tarde, as atividades se inverteram e todos completaram dois percursos.

Sai a bike, entra o bote – A eliminação do mountain bike, presente nas outras edições, foi compensada pela inclusão do rafting. “Percebemos que a prova de mountain bike desgastava muito as crianças e quisemos aproveitar o potencial da região para a prática de rafting”, declarou Carlos Leite, diretor de marketing de Pick-ups Ford.

As equipes vieram dos mais diversos cantos do Brasil: a “Eco-Challenge”, de Novo Hamburgo (RS); os “Exploradores”, de Americana (SP); “Busca Trilha”, do Rio de Janeiro (RJ). Alguns times até trouxeram participantes de outros países, como a finlandesa Minna Ketola, do “Pitanga”, que participou pela primeira vez de uma prova de aventura.

Desde famílias inexperientes com filhos pequenos, até escoteiros com vários anos de treinamento, o objetivo era o mesmo: completar a prova participando de todas as atividades. A integração do grupo foi necessária a todo momento e a satisfação de “tarefa cumprida” estava estampada nos rostos suados e sapatos imundos de quem finalizou a primeira etapa.

Sem nenhum acidente grave, nem desistências, o início em Natividade da Serra comprovou que aventura é possível para qualquer ser humano e que pode ser muito gostosa e divertida quando praticada em família.


O Webventure realiza esta cobertura com patrocínio de Ford e apoio de By.

Este texto foi escrito por: Vivian Cuckier

Last modified: março 19, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure