Foto: Pixabay

Bate-papo histórico reuniu estrelas do montanhismo

Redação Webventure/ Montanhismo

Um bate-papo histórico. Assim foi o evento on line especial sobre “Mulheres no montanhismo” que reuniu, na última quinta-feira, grandes atletas da modalidade no Brasil. Conseguimos reunir na sala do Webventure Paloma Cardoso, Helena Artmann, Rosita Belinky, Ana Makino, Marilin Nowak, Gabriela Saliba, além do proprietário do ginásio de escalada Casa de Pedra, Alê Silva. Segundo ele, “as mulheres já representam 30% a 40% dos usuários da academia”.

Confira abaixo os melhores momentos do chat. Toda quinta-feira é dia de bate-papo sobre Montanhismo. Participe (clique e saiba como)!

(17:59:41) WEBVENTURE: Bem-vindos ao bate-papo do Webventure (www.webventure.com.br). Hoje vamos falar sobre montanhismo.
O tema é especial: “Mulheres no montanhismo e na escalada“…

(18:01:44) WEBVENTURE pergunta para TODOS: Meninas, a idéia aqui é debater, discutir esta presença da mulherada na montanha e nas paredes. De cara, uma pergunta: por que tem tão pouca menina nesta modalidade???

(18:02:41) Rosita responde para WEBVENTURE: Na escalada em rocha: porque tem mato, bicho, tem que fazer xixi no mato, pedra rala, dói…

(18:03:27) Aninha fala para WEBVENTURE: é mesmo, tem muita menina cheia de frescura……que vai quebrar a unha

(18:03:49) Aninha fala para WEBVENTURE: e pq elas acham que só usa a força…e não sabem que possuem força

(18:04:00) Rosita responde para WEBVENTURE: Já na escalada indoor, tem muito mais mulheres, porque é mais fácil acesso, é divertido, social e também muito gostoso!

(18:04:57) WEBVENTURE fala para Aninha: … para aquele “cuidado básico“

(18:05:16) PALOMA+CARDOSO: mulherada náo faz pq ach que [e coisa para homem, o dificil e mudar isso

(18:05:55) WEBVENTURE pergunta para PALOMA+CARDOSO: E os homens? O que acham da presença das mulheres neste esporte??? Rola uma disputa?

(18:06:37) Rosita: Concordo com a Aninha, as mulheres pensam que precisa de muita força, mas na verdade quando se vê uma mulher escalando se percebe que é muito mais jeito do que se imagina!

(18:06:38) Gabriela Saliba: com certeza os muros colaboram muito, mas hoje em dia aqui no RJ já vejo muito mais meninas na Urca do que há um tempo atrás….

(18:06:50) Carol fala para Rosita: Qual foi a pior situação que você já enfrentou numa escalada?

(18:07:17) PALOMA+CARDOSO fala para WEBVENTURE: Rola, eles nao se conformam com uma mulher que escala o mesmo grau que eles, a nao ser que seja de outro pais, dai eles se conformam, afinal esta tao longe, nao oferece perigo

(18:07:40) Gabriela Saliba: Agora a paloma falou tudo….(risos)

(18:08:24) Rosita: E a mulherada que só escala porque os namorados escalam? Que param quando terminam o namoro?! Como vocês começaram a escalar?

(18:09:03) Gabriela Saliba: É verdade, mas Rosita há quatro anos atrás eu não via quase meninas na Urca, hoje a Babilonia domingo fica cheia, é super legal de ver tanta mulher se empenhando em aulas….

(18:09:20) Aninha: a maioria das meninas que eu vi escalam por causa do namorado, ou vao só ver ele escalar e nem tentam……eu tento botar a menina pra escalar, mas as vezes nao rola….

(18:10:08) Gabriela Saliba: Eu comecei caminhando com um namorado, e qdo ele terminamos fiz amizade com um escalador e cá estou até hoje, fiz curso, muro…

(18:10:37) Rosita: Acho muito legal escalar com outras mulheres, mas sem exageros, sem essa história de que só cordada cor-de-rosa é legal…

(18:11:05) WEBVENTURE pergunta para TODOS: E nos campeonatos? Homem tem privilégio sobre mulher???

(18:11:46) Aninha fala para Gabriela Saliba: eu nao comecei por causa de namorado nao, comecei porque vi e levei minha familia junto….

(18:12:13) PALOMA+CARDOSO fala para WEBVENTURE: J[a aconteceu com aqueles caras sabe tudo, eles ficavam comparando, perguntando o grau que eu escalav, e tentando perguntar coisas que eles considera dificeis, para ver se eu saberia responder, pode.

(18:13:05) Gabriela Saliba: Pois eh, meu amigo nem mais escala, meu ex nem caminha mais (risos) e eu me apaixonei , fui mordida pelo bichinho…hehehehe

(18:13:12) Aninha fala para WEBVENTURE: eu vi na Pedra do Bau, qdo fui passar um fim de semana, e depois veio meu pai, minha irmazinha de 12 anos e depois minha mãe, minha mãe ate compete!!

(18:14:29) Aninha fala para Rosita: é esmo, eu já reclamei por causa da premiação, mas fazer o que né….

(18:14:47) Helena+Artmann: nossa! quanto oi! oi para todos!!!

(18:14:47) Aninha fala para Helena+Artmann: oi

(18:15:13) Rosita pergunta para Helena+Artmann: Helena, qual é o próximo projeto?

(18:16:10) Helena+Artmann: oi Rosita, acho que o próximo projeto é conseguir patrocínio para escalar nos andes… o projeto ainda é um pouco segredo, mas estou com um parceiro novo!!! e brasileiro!

(18:16:27) WEBVENTURE responde para Helena+Artmann: CONTA! CONTA! CONTA!

(18:17:43) Helena+Artmann: É o corredor carioca, multiatleta e tudo o mais Carlos Sposito

(18:17:58) Gabriela Saliba: junta-se um monte de mulher e a Helena já vem mexendo com um fraco feminino: A CURIOSIDADE (risos)

(18:18:26) Aninha fala para PALOMA+CARDOSO: vc ta com patrocinio legal??

(18:18:44) Rosita responde para WEBVENTURE: Não acho que seja mais difícil conseguir patrocínio sendo mulher, muito pelo contrário, é um apelo muito maior ver uma mulher escalando. O problema é que é muito difícil ter postura de atleta patrocinado…

(18:20:06) PALOMA+CARDOSO fala para Aninha: Estou ainda sem patrocinio, mas a procura.

(18:20:25) WEBVENTURE pergunta para TODOS: Com certeza os homens têm vantagens para escalar. Mas em quais aspectos as mulheres mandam melhor; resistência, psicológico???

(18:20:58) Ind fala para PALOMA+CARDOSO: a quanto vc pratica escalada???

(18:21:04) Rosita responde para WEBVENTURE: É que não é fácil corresponder aos patrocinadores. Saber o que eles esperam, falar a coisa certa na hora certa, estar sempre se preocupando com que roupa sair na rua, aparecer na revista ou na TV…

(18:21:45) Aninha fala para WEBVENTURE: acho que as mulheres nao sao boas no psicologico…..

(18:22:10) WEBVENTURE fala para Aninha: Por que não?

(18:23:01) PALOMA+CARDOSO fala para Ind: Ola. Fazem mais de 5 anos.

(18:23:25) Aninh: as mulheres sao mais medrosas……nao sei pq, mas é que a maioria das meninas que conheço que escalam, tem um pouco de medo, e falta confiança pra fazer um movimento dinamico, ou escalar num lugar muito exposto….

(18:22:10) WEBVENTURE fala para PALOMA+CARDOSO: É curta a carreira de escaladora?

(18:23:49) Gabriela Saliba: em compensação as mulheres prezam mais pelo alongamento e pela técnica, já que pecamos pela força…

(18:26:07) PALOMA+CARDOSO fala para Gabriela Saliba: Concordo, mas depois da técnica apurada, precisamos correr atrás da forca, para um melhor complemento, o que vai ajudar a diferenciar uma mulher da outra

(18:26:43) Rosita fala para WEBVENTURE: Vou responder um pouco da pergunta para a Paloma: não é curta a vida da escaladora. A Robin Erbesfield foi campeã mundial aos 33 anos, a Lyn Hill escalou em livre a Nose aos 35… é só se empenhar e ter o dom!

(18:27:28) WEBVENTURE responde para Rosita: Mas vc está falando de atletas q ganham bem e conseguem viver só do esporte, nào?

(18:29:00) Rosita responde para WEBVENTURE: Sim estou. Mas se você for para a montanha (fora do Br), vai ver um monte de velhotes e velhotas que escalam muuuuuuito mais que muita molecada daqui. É uma questão da cultura do País. Lá fora a nenenzada nasce com botinha de caminhada no pé!

(18:30:35) WEBVENTURE pergunta para Helena+Artmann: Helena, vc já chegou a ouvir de algum empresário, por exemplo, que sendp mulher vc não conseguiria cumprir aquela escalada q estava oferecendo para ele patrocinar? Alguém desacreditou por vc ser mulher?

(18:32:13) Helena+Artmann fala para WEBVENTURE: não, pelo contrário. Concordo com a Rosita e acho que dá até um charme a mais… E quanto a ser mulher, acho que, quando a gente quer, a gente consegue!

(18:34:19) Omar fala para PALOMA+CARDOSO: Oi. Eu vi uma reportagem sua e achei que voce muito bonita. Você já foi modelo, ou faz trabalhos como modelo ?

(18:34:45) Alê+Silva: Olá Aninha! Que coincidencia todas vcs por aqui

(18:36:17) WEBVENTURE pergunta para TODOS: A Aninha comentou q as mulheres não são tão boa no lado psicológico. E na união, vcs se consideram unidas, sendo poucas num esporte dominado pelos homens? Ou rola ciúmes?

(18:37:09) WEBVENTURE pergunta para Marilin: Oi, Marilin!! Fale um pouco das meninas q escalam aí no Sul, tem muitas??

(18:37:10) Aninha fala para WEBVENTURE: pra mim é mais uniao do que no lado masculino…..acho que homem tem mais rivalidade

(18:37:52) Helena+Artmann fala para WEBVENTURE: em alta montanha não tem muita mulher escalando. Acho que menos do que em rocha. Mas meu sonho é fazer uma expedição feminina a um seis mil dos Andes…

(18:38:23) Rosita responde para WEBVENTURE: Rola muita amizade entre a mulherada, a gente se compreende mutuamente, quanto às dificuldades de força e jeito. Nunca vi um caso grave de ciumeira.

(18:38:28) WEBVENTURE pergunta para Helena+Artmann: Vc teria companhia além da Helena Coelho?

(18:38:46) Helena+Artmann fala para WEBVENTURE: Tive uma experiência boa de equipe feminina no campeonato brasileiro de balonismo de 2000, fui navegadora da piloto Liliam Benzi e formamos a primeira equipe feminina do balonismo brasileiro!

(18:38:56) Marilin fala para WEBVENTURE: No Paraná, especificamente em Ponta Grossa quase não existe mulheres escaladoras. Ainda é considerado um esporte machista por todos. Ps.: estou morando em SP novamente.

(18:40:45) Helena+Artmann fala para WEBVENTURE: Eu tenho várias amigas escaladoras de gelo e alta montanha fora do Brasil e acho que seria com elas que eu faria uma expedição… aqui no Brasil fica difícil encontrar parceiras…

(18:40:53) WEBVENTURE pergunta para Alê+Silva: Alê, como é a freqüencia feminina na Casa de Pedra? Tem muitas meninas aparecendo por lá pra experimentar a escalada?

(18:41:27) Aninha fala para WEBVENTURE: aqui na Jaguati duplicou o numero de mulheres nos ultimos 2 meses

(18:41:44) Alê+Silva responde para TODOS: As mulheres já representam boa parte dos usuários da Casa de Pedra, eu diria de 30 a 40 %

(18:42:42) Helena+Artmann fala para WEBVENTURE: sim… somos muito poucas mesmo! e ainda resolvi fazer uma coisa muito específica, que não é nem gelo mas alta montanha….

(18:43:11) Omar fala para PALOMA+CARDOSO: Falei que vc é linda e quero saber se vc nunca imaginou trabalhar como modelo …

(18:43:50) WEBVENTURE pergunta para Alê+Silva: Vc sabe dizer qual era esta porcentagem antes?

(18:43:53) PALOMA+CARDOSO fala para Alê+Silva: Estou canasada de correr atras das mulheres para participar das competicoes,

(18:44:30) Rosita: Concordo totalmente com a Paloma, eu corro atrás da mulherada para compedir desde 92!!!

(18:44:44) PALOMA+CARDOSO fala para Omar: Acho que eu nao do pra coisa

(18:44:54) WEBVENTURE pergunta para Rosita: de lá pra cá melhorou a participação, piorou ou tá na mesma?

(18:45:29) Alê+Silva: Como organizador dos campeonatos só tenho a dizer que isto piora a cada dia, pois temos que disponibilizar premiação, vias, organizadores, e tempo o que é mais complicado… pra ver 6 ou 10 mulheres no máximo nas competições.

(18:46:43) Rosita: Nossa, melhorou muito! Imagina que em 92 tinha três ou quatro mulheres competindo. Agora, num brasileiro bom (tipo os da Casa de Pedra) Chegam a mais de 20! Como foi o caso do de 98. Nem se compara com a quantidade de homens, mas já é um começo.

(18:46:43) Marilin: Acredito que a principal razão desta baixa participação feminina ainda é a vergonha.

(18:47:14) Aninha fala para WEBVENTURE: minha mae tinha vergonha de competir, ela falava que “ia ser a unica velha“na competição….nada a ver, eu e minha irma adoramos qdo ela compete…….

(18:47:59) Marilin: Vergonha por serem bem mais fracas que os homens.

(18:48:14) Aninha fala para Marilin: mas escalam mais bonito do que os homens

(18:49:29) WEBVENTURE responde para Alê+Silva: Por outro lado não tem como não fazer a categoria feminina, né??

(18:50:23) Alê+Silva: Se a situação não mudar, posso dizer que é um mal necessário…. mas tenho esperanças que a mulherada este ano vai participar mais dos campeonatos.

(18:51:55) Alê+Silva: Acho que as mulheres não participam não é por vergonha não, mas sim por medo do resultado… pois nos festivais de Boulder que são sempre um sucesso.. as mulheres entram em massa… afinal o resultado nãoimporta e a premiação é sorteada.

(18:55:23) apro: saudações desde Lisboa, portugal!

(18:56:30) indi..,. fala para PALOMA+CARDOSO: quem escala mais?Uma magrela ou uma musculosa?????

(18:57:05) Alê+Silva: A Paloma claramente possui um biotipo ideal para a escalda, começou cedo e já era forte de outros esportes, mas não existe melhor treino se não escalar muito…. pergunte para a paloma pra onde ela vai depois deste bate papo….. vai escalar….

(18:57:22) luana: Olá, quero dar um grande abraço a todas as mulheres que tem coragem, se aventuram e enfrentam desafios e conquistam vitórias!!!!!!

(18:59:06) PALOMA+CARDOSO fala para indi..,.: De forma alguma, o mais importante na escalada e a tecnica, que tem que ser cada vez mais trabalhada, quando isso nao for mais possivel, nos mulheres, comecamos a pensar em ganhar mais forca para complementar

(19:01:59) Carol pergunta para Rosita: Sua familia deu todo o apoio ja que quando vc começou o esporte não era tao divulgado?

(19:02:49) Marilin: A Paloma levantou uma questão boa: pq não é igual a premiação entre homens e mulhers?

(19:03:22) Rosita Belinky responde para Carol: Quando eu comecei a escalar já não tinha mãe e meu pai ficava muito tenso. Mas depois que ele viu que não tinha jeito, se conformou, Agora ele curte pra caramba meus trabalhos todos relacionados à Montanha!

(19:05:33) indi..,. fala para Rosita: sabe, eu gosto muito de escalada…mas as academias ficam longe e o preço é caro…..

(19:07:11) Rosita Belinky responde para indi..,.: É, Indi, mas isso vai mudar, mais academias surgirão e o esporte vai crescer. Depende de nós, que amamos a Montanha e a Escalada divulgá-lo como esporte seguro e tentar de toda forma ensinar as pessoas que escalada não é rapel de ponte etc…

(19:17:14) WEBVENTURE: Meninas – e meninos – obrigada pelo superbate-papo!!! Quinta q vem, tem chat de montanhismo outra vez. E visitem: www.webventure.com.br/montanhismo

(19:17:52) WEBVENTURE: E, claro, tem o site da nossa amiga Paloma: www.webventure.com.br/palomacardoso!

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 12, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure