Acampamento das equipes na serra (foto: Fábia Renata)
A região da Serra da Bocaina teve muita importância na história do Brasil. Primeiro foi marcada pela corrida do ouro, pois uma trilha aberta pelos índios era usada pelos contrabandistas que levavam o metal retirado das Minas Gerais para o porto de Parati, de onde era embarcado direto para Portugal.
Depois de esgotadas as minas, os caminhos para o litoral foram usados para transportar o café, que era colhido por escravos nas grandes fazendas da região. Hoje, estas mesmas trilhas e fazendas ainda estão lá, mas agora são invadidas por pessoas que querem apenas admirar a natureza.
Esta foi a primeira vez que uma corrida de aventura foi realizada na Serra da Bocaina. O Reebok Ecomotion Circuit aconteceu entre as cidades paulistas de Areias e São José do Barreiro, porta de entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, que fica a 296 quilômetros de São Paulo.
Fazenda histórica – Os competidores do Reebok Ecomotion fizeram trechos de trekking, mountain bike, rapel, floating e ride n’run. O floating, primeira modalidade da prova, teve 15 km e aconteceu na represa do Funil. Depois, foi a vez do mountain bike, mais 17 km até a Fazenda da Barra que, segundo o proprietário Paulo Mattos, tem 150 anos, foi uma grande produtora de café e hoje o casarão é uma pousada que recebe turistas.
Alguns cavalos utilizados na prova de ride’n’run eram da Fazenda, acostumados com aquelas trilhas. Do ride, os competidores chegaram na Pedra Redonda, de onde é possível avistar todo o Vale do Paraíba. Depois dos 230 metros de rapel, o maior já feito em uma corrida de aventura no Brasil, todos partiram para uma noite inteira de trekking dentro do Parque.
Criado em 1972, o parque tinha como função servir de escudo e proteger a população contra possíveis acidentes nas usinas nucleares de Angra I e II. Hoje, a área de 100 mil hectares cobertos por serras, rios, cachoeiras e a exuberante Mata Atlântica, com suas plantas e animais em extinção, é uma área de proteção ambiental.
Por que na Bocaina? Foram 36 quilômetros de caminhada, enfrentando o frio e o cansaço. Algumas equipes desistiram depois do trekking, mas quem continuou ainda teve que pedalar até a outra área de transição e terminar a prova fazendo o ride’n’run, até chegar na Fazenda Vargem Grande, onde um churrasco foi preparado para todos.
Mas por que uma corrida de aventura na Serra da Bocaina? Segundo Said, organizador do evento, o local foi escolhido porque nunca tinha acontecido uma corrida de aventura lá e porque “o cenário é maravilhoso, uma região muito bonita, um lugar onde todas as modalidades poderiam ser feitas”.
Said disse que o primeiro elogio que recebeu foi com relação a natureza, os cenários que se alternavam para cada disciplina. Para ele, a beleza da Bocaina foi o ponto forte do evento. Ele já conhecia a região há muito tempo e precisava fazer o levantamento rápido, e este foi outro motivo por ter escolhido a bela serra. E, para os mais curiosos, Bocaina quer dizer vale de passagem de uma serra, ou “caminhos para o alto”.
Este texto foi escrito por: Fábia Renata
Last modified: agosto 22, 2000