Foto: Pixabay

Brasil melhora posições, mas ainda fica longe do pódio na Copa

Redação Webventure/ Montanhismo

Doucier, França – A Copa do Mundo de Escalada, em Besançon (FRA), reuniu os melhores de cada país. Durante os três dias de competição (11, 12 e 13/06) foram feitas vias de 7c+, nas eliminatórias masculinas, e 7b, nas femininas. Os brasileiros Alexandre Paranhos, o Linha, foi o melhor colocado, terminando na 60ª posição entre 70 competidores. Edison Shimabukuro Jr e Helmut Becker empataram no 62º lugar. O resultado foi um pouco melhor do que na primeira participação na Copa, há três semanas, em Leipzig, na Alemanha.

“A seleção ainda está em fase de adaptação às vias gringas, longas, negativas e complicadas, com suas parerdes texturizadas cheias de agarras camufladas”, contam os atletas, com exclusividade à Webventure.

Desta vez, o Brasil não estava sozinho para representar a América do Sul: havia ainda o Chile e a Argentina. “O evento muito bem organizado e bem divulgado na Franca. Havia cartazes espalhados pela cidade inteira sobre a Copa do Mundo, e o público lotou as arquibancadas no dia da final”, lembra Edinho. Ele conta que o route setter principal, Jacky Godoffe, fez lances muito fortes na via eliminatória, na qual apenas quatro escaladores fizeram top na via B. O russo Ovchinikov foi a revelação da etapa. Na decisão, ele chegou perto do fim da via que era um 8b francês, aproximadamente um 10b nosso.

Por uma agarra – Entre as mulheres, Katie Brown não repetiu os erros da etapa alemã, top na última rodada e indo para a superfinal com a belga Muriel Sarkany. Katie venceu por uma agarra.

Depois da competição, os brasileiros foram para o Centro Nacional de Esportes, na cidade Doucier, a 100km de Besançon. O lugar conta com grande estrutura para esportes outdoor, com muro, esportes náuticos, canoying, espeleologia, escalada, tiro ao alvo, etc. O treinamento da seleção continua em muros e falésias. Hoje (18/06), o quarteto vai escalar em Chamonix.

A Copa do Mundo segue na Espanha, nos dias 3 e 4. O Brasil não vai seguir na disputa.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 18, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure