Reunindo mais de 800 atletas, Florianópois será a sede do 3º Sul-Americano de Orientação entre 17 e 19 de dezembro próximos. Esse campeonato, que tem o apoio da Webventure, começou no Brasil e acontece há cada dois anos. Os próximos serão no Chile e na Argentina. Além das equipes brasileiras e sul-americanas, devem participar cerca de 20 atletas de países escandinavos, que detêm o domínio mundial na modalidade.
A orientação é uma modalidade “mãe” das corridas de aventura e das competições de trekking: os atletas recebem uma planilha do percurso a cumprir e os postos de controle por onde devem passar. Por se tratar de uma competição em mata, há regras que não podem ser quebradas: o competidor devem estar com as pernas totalmente cobertas e com camisa de meia manga, no mínimo.
O Sul-Americano terá três provas: uma de percurso curto (6 mil metros), outra de distância clássica (12 mil) e um revezamento. A prova curta acontecerá no dia 17, numa região de lagoa de água doce circundada por mata nativa e arbustos altos, cortada por pequenas trilhas que vão em direção ao mar. A região nunca foi utilizada por orientadores.
Os desafios – No dia 18, acontece o percurso de distância clássica, em parte numa região plana, alagada e interligada por canais, e em outra parte numa região de encostas íngremes, com estradas e trilhas cortando toda a extensão do percurso. O país que tiver o melhor tempo nos dois percursos vence a categoria.
O revezamento, no dia 19, é uma prova a parte. Atletas de países diferentes podem se unir, desde que três tenham a mesma nacionalidade. A prova acontece dentro de um parque florestal, com terreno plano e arenoso, totalmente coberto por vegetação de mata.
Ao contrário da maioria das competições ‘top’, até crianças e idosos podem participar da competição. Há 21 categorias no masculino e no feminino, divididas por idade – de 10 a mais de 90 anos – e níveis de dificuldade. A categoria Elite, principal, só pode ser constituída para as idades 18, 20 e 21 anos e é restrita a um número limitado de competidores, assim classificados pelas federações de cada país.
As inscrições normais terminam nesta quarta-feira. É possível se inscrever até o próximo dia 17, mas os ‘retardatários’ correm o risco de participar de uma categoria a parte, que não terá a premiação normal.
O 3º Sul-Americano de orientação, organizado pelo Clube de Orientação BAVECO, tem o apoio da CBO (Confederacao Brasileira de Orientação) e da Fundacao Municipal de Esporte.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 8, 1999