Foto: Pixabay

Canyoers ignoraram sinais de tempestade na tragédia suíça

Redação Webventure/ Montanhismo, Outros

A polícia suíça abriu uma investigação para saber se o acidente que matou 19 praticantes de canyoing anteontem, na Suíça, foi causado por negligência. Um grupo de 53 pessoas acabou atingido por uma enxurrada de água, lama e rochas num desfiladeiro do rio Brienzer, próximo a uma estação turística em Interlaken, na parte central da Suíça. Segundo o Corpo de Bombeiros havia sinais claros de tempestade na tarde do acidente e eles foram ignorados pelos guias da companhia local Adventure World, que organizou o passeio.

Todas as atividades semelhantes programadas para acontecer no rio Brienzer foram canceladas até o fim da investigação. Georg Hoedle, porta-voz da Adventure World, a maior empresa suiça de aventura, disse que este tipo de passeio tem sido feito há muito tempo. “Cerca de 35 mil pessoas já participaram e nunca houve um acidente.”

Uma das pessoas que encontrou os corpos boiando no rio horas depois do acidente disse que não viu ninguém usando equipamento de segurança. “Parecia um filme de terror. Estavam todos num buraco, cobertos de lama. Fiquei chocado ao ver que não usavam nem apenas um colete salva-vidas.”

Identificação – As vítimas foram desfiguradas pelo contato com as pedras e até agora apenas duas foram identificadas. Ainda há duas pessoas desaparecidas. “Não temos esperança de encontrá-las vivas”, afirma o porta-voz da polícia suíça. A maior parte das vitimas era australiana – 10 homens e três mulheres com idade entre 19 e 31 anos.

Seis sobreviventes foram levados com ferimentos leves para o hospital local e já voltaram para casa. Alguns contam que foram surpreendidos por um paredão negro de água, lama e rochas, que teria seis metros de altura. A maioria desapareceu na água imediatamente, sem ter tido chance de sobreviver. “Você não pode culpar ninguém. Foi obra da natureza”, acredita uma australiana que fazia parte do grupo.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: julho 29, 1999

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure