Foto: Pixabay

Capacete é básico na segurança dos bikers

Redação Webventure/ Biking

Equipamentos adequados são necessários para quem gosta de pedalar (foto: Divulgação)
Equipamentos adequados são necessários para quem gosta de pedalar (foto: Divulgação)

Clique aqui e deixe seu recado sobre segurança nos esportes de aventura



Uma das coisas mais marcantes da infância da maioria das pessoas é o momento em que se aprende a andar de bicicleta. A partir daí, descobre-se a possibilidade de uma forma muito gostosa de transporte e, para alguns, inicia-se uma relação com a prática de esportes, como o mountain bike e o bicicross. Porém, tanto os esportistas quanto aqueles que gostam de pedalar devem tomar uma série de cuidados com a segurança para que problemas sérios possam ser evitados.

Segundo Paulo de Tarso, criador do Sampa Bikers, o item primordial é o capacete. “Uma pessoa pode se ferir gravemente num tombo simples devido à falta do capacete. Nenhum biker que preze pela própria segurança deve circular sem ele”, afirma.

Há porém, outros equipamentos, também muito importantes: uma luva especial, que evitará ferimentos nas mãos no caso de quedas, roupas apropriada, óculos. No caso da modalidade de downhill, também merece destaque a joelheira.

No mínimo seis rodas – Outro fator importante para se fazer uma boa pedalada, minimizando a possibilidade de problemas sérios, é sempre procurar fazer passeios ou trilhas no mínimo em três pessoas. Desta maneira, no caso de um acidente, uma poderá ficar com o ferido enquanto a outra busca ajuda.

Além disso, saber respeitar os próprios limites é algo fundamental. É preciso estar fisicamente preparado para fazer, por exemplo, uma trilha com 30 km, levando em conta a grande quantidade de subidas. Quanto melhor preparado, menos o bikers corre risco de se acidentar.

Com essas dicas, equipe-se corretamente (não esqueça do capacete), prepare-se e aproveite as aventuras pedalando, com segurança.

Clique aqui e deixe seu recado sobre segurança nos esportes de aventura


Este texto foi escrito por: Débora de Cássia

Last modified: outubro 18, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure