Os onze deficientes visuais que escalam o Mt. Kilimanjaro (5.895m), ponto culminante do continente africano, atingiram o topo da montanha ontem pela manhã, junto aos primeiros raios de sol. O tempo estava limpo, sem nuvens. Entre os alpinistas com deficiência visual estão duas crianças de 14 e 17 anos. Na equipe também viajam alpinistas profissionais e um médico.
O ataque final ao topo do Kilimanjaro se iniciou em plena madrugada. A temperatura beirava os 15° negativos. A permanência no topo da montanha foi limitada a apenas alguns poucos minutos. Por precaução do médico e dos alpinistas que viajam com o grupo, a permanência no topo do foi curta . Na noite anterior a ascensão final alguns dos jovens cegos passaram mal devido a altitude. O grupo já iniciou a caminhada de volta ao acampamento base na Tanzânia, onde devem chegar amanhã pelo final da tarde.
A expedição é organizada pela ONG britânica Sight Savers International, que pretende arrecadar algo em torno de 110 mil dólares e assim poder ajudar a mais de 5.000 pessoas que esperam uma oportunidade de recuperar a visão. As doações podem ser feitas através da internet, no site da aventura: www.kilimanjaro.org.uk.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 3, 1999