Foto: Pixabay

Cinco Continentes: os efeitos da altitude rumo ao Chile

Redação Webventure/ Expedições

Tilcara fica rodeada por montanhas de diversas formas e tonalidades. Há também muitos cactos, alguns com alturas superior a 4 metros. São os “guardianes del norte”, segundo a população local, reencarnações dos antigos indígenas que viveram na região até o século 15, quando os espanhóis deram início ao maior genocídio que se tem notícia, dizimando a todos.

Na cidade, visitei as ruínas de Pucará, povoado indígena do século 10 onde ainda se pode ver como estava organizado. Havia o setor residencial, com casas de paredes de pedra, teto de madeira de cacto e barro, e portas de 1,5 metro de altura; o cemitério, com covas em formato circular; um templo onde se realizava os cultos; e, no lado sul, o depósito de lixo.

Planejei dormir apenas uma noite em Tilcara, acabei ficando três.
Motivo: a chuva castigou a estrada de cascalho e terra que leva ao Chile. Aproveitei, então, para descansar na hospedaria da Liga de las Madres de Família, onde estava tranqüilamente acomodado em meu sleeping-bag sobre um colchão, compartilhando outras sete pessoas. E o melhor: pagando apenas U$ 5 por dia. Este valor para os padrões argentinos é extremamente baixo. Até o momento vinha gastando de U$ 10 a U$ 20 em pequenos hotéis e hospedarias.

Dor de cabeça – Com a chuva, tive de pegar carona para seguir para a Cordilheira dos Andes. A 5,6 mil metros de altitude, senti a cabeça doer e meus ouvidos ficaram completamente tapados. Após 500 km chegamos a San Pedro de Atacama, no Chile. Uma cidade no meio do deserto em que sempre ouvi falar que não chovia a mais de 400 anos. Mentira ou não, só sei que quando descarregávamos a moto a chuva começou a cair.

O local é mundialmente famosa por suas montanhas de sais, pelo Vale da
Lua, pelo Vale da Morte e pelas ruínas de Pucará, além de muitas outras atrações que fazem com que a cidade tenha mais turistas do que
habitantes.

De lá segui para Iquique, uma grande cidade ao norte do Chile. Aproveitei para descansar, “mirando” um pôr do sol fantástico no meio do Pacífico e comendo ostras de quase 20 cm de comprimento. Sigo viagem, sempre em direção ao mar do Pacífico. Até a próxima!

A expedição Cinco Continentes tem apoio de Webventure, Berlitz, DHL, Morumbi Shopping, Michelin, Leather Way, Braitner, Mercearia, Eldorado FM e revista Motociclismo.

Este texto foi escrito por: Raphael Karan

Last modified: fevereiro 18, 2000

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure