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Com bom planejamento, casal dá lição sobre expedições

Redação Webventure/ Expedições

A clássica foto: Ricardo  Isabela e o carro na estrada; a imagem foi feita na Chapada Diamantina (foto: Divulgação)
A clássica foto: Ricardo Isabela e o carro na estrada; a imagem foi feita na Chapada Diamantina (foto: Divulgação)

O roteiro, é verdade, não é original: viajar pelo interior do Brasil. Mas com criatividade, noções de marketing e credibilidade, o casal Isabela Villela e Ricardo Panelli concluiu ontem mais uma aventura com sucesso, a expedição “Pingüins do Deserto no Coração do Brasil”. Foram 17 mil quilômetros percorridos em 48 dias – tempo das férias um pouco esticadas da dupla. Isabella é publicitária e Ricardo, economista.

“A idéia também era mostrar que qualquer pessoa pode realizar esta viagem”, destaca Ricardo, que se revezou com a parceira na direção de um carro urbano durante a expedição. “Mas para quem quiser ter patrocínio e tiver um tempo limitado para viajar, não basta uma vontade, um sonho. É preciso um projeto criativo e completo, que vá ao encontro do perfil da empresa. Estamos cansados de ouvir pessoas dizendo: ‘também quero fazer isso, onde arranjo um patrocínio?’. O patrocinador quer a garantia de que aquilo vai ser cumprido e dará retorno”, ensina Isabela.

Da cartola – A dupla teve uma idéia bastante original: percorrer o Brasil em pontos que formassem a palavra Focus, nome de um lançamento da Ford. “Não esperamos ninguém sugerir nada. Soubemos do novo modelo e trouxemos tudo pronto para apresentar à empresa”, lembra a publicitária. O resultado foi outra vez o oferecimento de patrocínio e empréstimo do carro. Os dois já haviam realizado a primeira expedição, também patrocinada pela fábrica, com destino ao extremo da América, em 99/2000.

“Muito do que aprendemos na primeira viagem pudemos aplicar agora. Principalmente na fase de planejamento. Desta vez, foi mais rápido”, comenta Isabela. O casal só não revela o custo da empreitada. “É difícil estimar, pois tem muito que ainda não calculamos, como a revelação das mais de 2 mil fotos tiradas”, justifica Ricardo, que trazia consigo um caderno com todas as anotações, incluindo os gastos diários com abastecimento. “A gasolina mais cara foi perto do Xingu, custou R$ 2,10. A mais barata, acredite, em Brasília: R$ 1,53.”

Gastos – O objetivo não era economizar ao máximo. “Só de hospedagem e alimentação, foram 150 reais por dia. Isso porque tínhamos o propósito de realizar uma expedição mais urbana, ao contrário da expedição de 2000 quando dormíamos na picape e cozinhávamos diariamente. Desta vez só acampamos uma vez e dormimos um só dia no carro. No mais, escolhemos pousadas.”

A próxima expedição ainda não tem data marcada. Por enquanto, Isabela e Ricardo voltam à vida normal, trabalhando, sonhando e sobretudo planejando novas aventuras nas horas vagas.

A expedição Pingüins do Deserto no Coração do Brasil teve patrocínio de Ford, co-patrocínio de Trident, Philips, Fórmula Academia, Mobisat, Cidade Internet e Dockers, e apoio de Thule, Porão 5 Design e Continental. Mais informações sobre a expedição estão no site www.pinguinsdodeserto.com.br

Este texto foi escrito por: Luciana de Oliveira

Last modified: fevereiro 14, 2001

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