Foto: Pixabay

Dakar: motos não correm e brasileiros têm bons resultados

Redação Webventure/ Offroad

André Azevedo na etapa de Castellon: vitória (foto: Ricardo Ribeiro/ZDL/AE)
André Azevedo na etapa de Castellon: vitória (foto: Ricardo Ribeiro/ZDL/AE)

A etapa de hoje do Rally Paris-Dakar, maior rali do planeta que tem cobertura on line do Webventure, contou com algumas surpresas, desencontros e muita festa para os brasileiros. Os pilotos percorreram um total de 445 km, com apenas 5km de especial entre as cidades de Castellón e Almeria (Espanha). Porém, apenas os participantes de carros e caminhões puderam competir: a especial de moto foi cancelada por causa de um problema de pagamento para a Federação Espanhola de Motociclismo. Excepcionalmente, portanto, os carros foram os primeiros a largar, às 10h (7h em Brasília).

André Azevedo (427/Tatra/T4-4.3), piloto de caminhão da equipe BR Lubrax, conseguiu a primeira colocação na especial de hoje, deixando para trás, com o seu Trata, o veículo Kamaz do russo Kabirov. Com isso, ele passa a ser o quarto em sua categoria, já despontando como um dos favoritos à vitória.

A dupla Klever Kolberg e Bruno Catarelli (229/Mitsubishi/T2 diesel), nos carros, conseguiu a melhor colocação até agora no Paris-Dakar 2001: foi a 12ª na geral, à frente do atual campeão e favorito Jean-Louis Schlesser, e garantiu a primeira colocação na categoria. Cacá Clauset (252/Mitsubishi/T3 diesel) ficou com a 65ª classificação na geral e a 12ª na categoria.

Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti (251/Troller/T3 diesel) tiveram problemas na especial de hoje e durante o trecho de deslocamento terminando a etapa na 104ª posição. Na geral, eles ocupam agora a 89ª colocação. Ainda não se sabe o motivo do mau desempenho da dupla mas pressupõe-se que tenha sofrido alguma penalização, já que o tempo da especial teve um acréscimo de 15 minutos.

Pequena e cheia de surpresas – O traçado percorrido, desenhado sobre a areia fofa da região costeira do norte da Espanha, conseguiu provocar algumas surpresas nesta curtíssima especial (a maioria das especiais do Dakar têm, no mínimo, 300 km). Uma delas foi o desempenho do piloto japonês Kenjiro Shinozuka, que perdeu mais de quatro minutos depois de seguir por uma rota errada.

A disputa pelo primeiro lugar foi acirrada. Jean-Pierre Fontenay foi o primeiro colocado. Hiroshi Masouka (Mitsubishi), ficou um minuto à frente de Jean-Louis Schlesser (Schlesser-Renault-Elf), que acabou na 13ª posição. Apesar dos problemas, a etapa de hoje já foi uma amostra das emoções e surpresas que o maior rali do planeta é capaz de provocar.

Este texto foi escrito por: Débora de Cássia

Last modified: janeiro 3, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure