Não é bem uma definição de modalidades, seja de competição ou não. Até porque nunca antes fora discutido e não há uma regra básica. Mas podemos estabelecer diferenças no trekking quanto à regularidade, velocidade, longas travessias ou de apenas um dia.
Trekking de regularidade – Um percurso pré-determinado pela organização, não conhecido pelos participantes, é a base para a realização de uma trilha, com tempo e local definidos. O importante não é a velocidade e sim manter-se no percurso correto e no tempo. utiliza-se planilhas com velocidades médias, distâncias e símbolo-referência. Pode-se utilizar qualquer equipamento de medição e de cálculo. O Enduro a Pé de regularidade é o exemplo mais claro.
Trekking de velocidade – Com a utilização de cartas de navegação e bússola, a organização determina antecipadamente onde estão localizados os postos de controle. O objetivo dos competidores é alcançá-los no menor tempo possível, utilizando o caminho que melhor se adaptar ou achar melhor. Deve-se observar a ordem dos postos de controle que deverão ser seguidos cronologicamente. Os equipamentos utilizados é a carta de navegação e a bússola. Exemplo são as corridas de aventura…
Travessias ou Trekking de longa distância – Normalmente realizadas entre dois pontos, onde o objetivo final é atingir o local proposto. Não existe competição, é praticado por grupos com equipamentos para pernoites e alimentação própria…Os Trekking mais longos podem durar vários dias, como a Trilha Inca, 4 dias aproximadamente, ou caminhadas no Nepal, 10 dias… Pode-se até dizer que é uma expedição, já que muitos contam com carregadores, cozinheiros, guias especializados, etc.
Trekking de um dia – Esta modalidade é muito utilizada no Brasil, principalmente próximo aos grandes centros urbanos. Um trekking de aproximadamente 10 km com início e fim bem definidos, assim pode-se ir de um local a outro semelhante as travessias…com pouca duração. Só é utilizado para lazer atualmente. Exemplo: As trilhas da Serra do Mar, Pico do Lopo, etc.
Este texto foi escrito por: Esdras Martins, especial para o Webventure
Last modified: agosto 24, 2000