Começa hoje a maior feira de esportes de aventura do hemisfério sul, a Adventure Sports Fair. Os portões serão abertos ao público das 14h as 22h, até o dia 12 de novembro, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
A feira deste ano ocupará uma área total de 25 mil m², quase 70% a mais que a anterior. Além da expectativa do grande volume de negócios, segundo a organização estima-se mais de R$ 40 milhões, a feira irá proporcionar ao visitante uma série de atrações. Algumas trarão sensações reais, outras trazem a irrealidade de poder praticar.
“O visitante irá se divertir muito com as novidades da feira, com os produtos de lançamento. Neste ano, a feira está muito maior em termos de equipamentos de montanhismo, vestuário, acessórios. Temos uma área muito grande de mergulho. Vão ter escolas, cursos, faculdades de oceanografia, equipamentos, festival de imagens subaquáticas até a apresentação das localidades onde se pratica”, comentou Sérgio Bernardi, um dos proprietários da Promotrade, empresa organizadora do evento.
Ar livre – Logo na entrada, fora do Pavilhão, haverá um simulador de queda livre. É uma turbina sobre uma carreta que lança a pessoa para cima. Ela ficará flutuando a 10 m do chão. “A pessoa vai ter a sensação da queda do pára-quedismo”, completou Sérgio.
Ainda ao ar livre, o visitante terá uma pequena demonstração do que é voar em um balão. Serão vôos cativos, preso por cordas, de 2h por dia. Segundo Rui Kalousdian, fabricante de balões e responsável pela estrutura na feira, proporcionamos uma diversão diferente. As pessoas nem imaginam o que é voar em um balão. Dá a sensação de que você está livre no ar.
No Sábado (11/11), a Jovem Pan irá promover, às 17h, um show de manobras radicais com o piloto de motocross Jorge Negretti, umas das Personalidades Webventure.
Nas cordas – Dentro do pavilhão, a organização montou três muros de escalada, com 12 metros cada. São dois laterais retos e um central negativo. Durante toda a feira, os aventureiros de plantão poderão fazer rapel e uma tirolesa (travessia horizontal em corda fixa suspensa do solo) a 15 metros de altura no vão central, cortando os três andares.
Outra atração é o passeio diário que o veículo Hovercraft fará nos três pisos da feira. Fabricado pela Funcraft, um sistema de ventilação abaixo do veículo o separa do chão, possibilitando que flutue sobre qualquer terreno, tanto na água como na terra.
Palestras – As atrações também estarão dentro de salas de aulas. Serão 70 palestras, com novidades de assuntos como espeleologia (ciência ligada ao estudo das cavernas), várias clínicas, sobre princípios básicos de esportes como montanhismo, rafting, biking, entre outras. Haverá fóruns e mesas redondas. As principais enfocarão as corridas de aventura, a discussão da mulher na aventura, a da família Schurmann e família Goldschmitd, duas das mais aventureiras. Além disso, exposições fotográficas também preencherão a agenda. Não perca tempo e programe-se!
A Adventure Sports Fair 2000 reunirá 160 expositores de todo o Brasil, 30% a mais que no evento de 1999. “Ela está muito maior. Os estandes estão maiores. A feira tende a crescer em número de prestígio, de visitação porque o interesse pelos Esportes de Aventura tem aumentado muito aqui no Brasil”, finalizou Sérgio.
Serviço
O que:
Adventure Sports Fair;
Onde:
Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, São Paulo
Quando:
de 8 a 12 de novembro, das 14h às 22h
Ingresso:
R$ 10,00 (pode ser comprado no local)
Este texto foi escrito por: André Pascowitch
Last modified: novembro 8, 2000