Reinaldo Varela (à esquerda) e Alberto Fadigatti (à direita) no Sertões 2000; dupla terminou a 8ª etapa do mundial de rali na 16ª colocação. (foto: Divulgação)
Depois de cinco dias de prova, o Rally Por Las Pampas de Argentina, 8a. etapa do Mundial Cross Country, terminou ontem com a vitória de Shinozuka/Gallagher (Mitsubishi/T2), seguido de Kleinschmidt/Shultz (Mitsubishi/T2) em segundo, e Fontenay/Picard (Mitsubishi/T2), em terceiro.
A primeira dupla brasileira a participar de um Mundial, formada Reinaldo Varela e Alberto Fadigatti (Troller T5), acabou em sétimo lugar na Diesel e 16o. na geral. Até o terceiro dia de competição, Varela e Fadigatti mantiveram-se entre os dez melhores pilotos. Porém, na quarta etapa, o sensor da caixa de transferência do Troller quebrou, acarretando uma penalização de 6 horas. Com isso, despencaram para a 17ª colocação.
Na quinta etapa, realizada sábado, a dupla recuperou o bom desempenho e concluiu os últimos 280km de especiais (trechos cronometrados) em 10o. lugar. Mesmo tendo alguns problemas mecânicos e de penalizações ao longo da prova, Varela e Fadigatti saem de Buenos Aires satisfeitos com o resultado. Viemos aqui para adquirir conhecimento, experiência, saber como é uma prova do Mundial de Cross Country. Não tivemos tempo de fazer uma preparação adequada para o carro, que mesmo assim andou muito bem. Se não fosse a penalização, estaríamos entre os 10 na geral e certamente entre os 3 na Diesel”, analisou Varela, atual campeão brasileiro de off road, do Rally dos Sertões e da Copa Baja Brasil, categoria TT3.
Segundo ele, o rali “serviu também para medir forças com os pilotos estrangeiros e deu para perceber que o Brasil tem ótimo nível de pilotos e pode fazer um bom papel no Mundial. No balanço final, dos 40 carros que largaram 19 completaram a prova.
A dupla planeja disputar o Campeonato Mundial no próximo ano, que tem início com o Rallye Paris Dakar, dia 1o de janeiro de 2001, prova que Varela e Fadigatti disputaram no ano passado também pela primeira vez.
Classificação Geral Final:
1.Shinozuka/Gallagher (Mitsubishi/T2) – 23h21m33;
2. Kleinschmidt/Shultz (Mitsubishi/T2) – 23h44m53;
3. Fontenay/Picard (Mitsubishi/T2) – 24h45m10;
4. Raies/Ortiz (Mitsubishi/T2) – 26h44m09;
5. Ramonda/Queralte (Toyota/T3D) – 28h02m35;
16. Varela/Fadigatti (Troller/T3D), 41h27m56
ClassificaçãoT3 Diesel:
1. Ramonda/Queralte (Toyota);
2. Talevi/Schmidt (Toyota);
3. Luzianozoff/Lindsell (Hyundi Galloper);
7. Varela/Fadigatti (Troller).
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 25, 2000