Bamako (Mali) – Para manter os brasileiros bem informados sobre o Rally Paris-Dakar, a equipe BR Lubrax montou um projeto sofisticado de divulgação, transmitindo diretamente do deserto notícias sobre a maior competição off-road do mundo. Com a ajuda de equipamentos de comunicação de ponta, são enviados todos os dias fotos, textos, áudios e até vídeos pelo jornalista Ricardo Ribeiro, da ZDL, assessoria de imprensa responsável pela divulgação do time brasileiro.
Para isso, o profissional está usando um telefone via satélite Nera World Communicator, que pode ser conectado à Internet em altíssima velocidade (64 Kb). “Com o equipamento, trabalho no deserto com a mesma facilidade que no escritório da empresa em São Paulo”, compara Ricardo Ribeiro.
Além do telefone, a equipe Lubrax está usando um notebook ThinkPad, da IBM, modelo T21, e uma máquina fotográfica digital. Ou seja, com todos esses equipamentos Ricardo envia para a ZDL, em São Paulo, o material do dia, que depois é retransmitido para mais de 400 jornais, emissoras de rádio e TV e sites na Internet.
Parte dos textos é escrita com exclusividade para o site oficial da equipe BR Lubrax, o www.parisdakar.com.br, que está sendo produzido em parceria com o Webventure, o maior portal de esportes de aventura do Brasil. A divulgação da equipe BR Lubrax inclui ainda a distribuição de fotos pela Agência Estado, que disponibiliza as imagens para centenas de jornais em todos os estados do País.
O telefone Nera também pode receber chamadas, o que está sendo muito útil para a equipe BR Lubrax no rali Paris-Dakar. “Emissoras de TVs do Brasil nos ligam para entrevistar diariamente o Juca Bala, único piloto do time que ainda está na prova”, conta Ricardo. “E também usamos o telefone para passar boletins diários para a rádio Eldorado”.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 17, 2001