O Mitsubishi de Klever no Dakar 2000 (foto: Divulgação)
Os pilotos da Equipe BR Lubrax iniciam amanhã a expedição Serra da
Canastra, em Minas Gerais, em busca de terrenos e dificuldades semelhantes às que vão enfrentar nas quatro primeiras etapas do rali Paris-Dakar 2001, quando atravessarão as montanhas e o deserto do Marrocos. O Dakar terá a largada no dia 1 de janeiro na capital
francesa e os pilotos vão percorrer 12 mil quilômetros por seis países da Europa (França e Espanha) e África (Marrocos, Mali, Mauritânia e Senegal). A prova termina no dia 21 de janeiro.
A Expedição Serra da Canastra começa com um deslocamento entre São Paulo e Ribeirão Preto, na quarta-feira. Na cidade do interior paulista, que fica a 120 quilômetros da região da Canastra, a equipe fará uma revisão geral nos veículos, equipamentos e mantimentos. Como
vamos ficar quatro dias treinando na serra, é preciso que tudo esteja em ordem, explicou o piloto Klever Kolberg.
Procurar regiões semelhantes ao deserto faz parte de uma estratégia vencedora traçada pela equipe BR Lubrax que, em 13 participações no Dakar, já conquistou 11 pódios, sendo três vitórias. Klever e André Azevedo, também piloto, conheceram a região da Canastra disputando provas brasileiras como o Rally dos Sertões e a Copa Dunas de Rali.
Simular as condições que encontraremos no deserto é um dos melhores caminhos. Os europeus já estão participando de outras provas e
realizando treinamentos na África. Com esta tática podemos transformar uma desvantagem em oportunidade, disse Klever, que estará treinando com seu Mitsubishi Pajero.
O caminho das pedras – Os pilotos Juca Bala e Luiz Mingione, que estavam na cidade de Sumaré (SP), realizando um treinamento técnico mecânico no CTA da Honda, seguiram direto para Ribeirão, onde encontram Klever e André. Juca e Luiz, estreante na equipe, terão três motos à disposição para treinos: uma Honda NX 4 Falcon e duas Honda XR 400, as mesmas com que a dupla conquistou a primeira e segunda posições no Grand Prix 6 Horas de enduro de velocidade, semana passada, em Natividade da Serra (SP).
Precisamos nos habituar com as novas motos e com a pilotagem em pedra, o que não falta tanto na região da Serra da Canastra quanto no Marrocos. Também podemos continuar os testes e desenvolvimento de pneus com a Pirelli, já que é o equipamento que mais sofre com
este tipo de terreno, explicou Juca Bala.
André estará treinando com o caminhão Mercalf na Serra da Canastra. Treinar neste tipo de região é muito importante, já que encontramos montanhas que são cercadas por pistas estreitas e sinuosas, como a região do Atlas. E há também muitas erosões e uma quantidade enorme de pedras, que acabam com os veículos. Então, além da pilotagem, podemos também testar o limite da resistência mecânica, disse ele.
A equipe BR Lubrax conta com o patrocínio de Petrobras, Mitsubishi Motors do Brasil e Pirelli, e o apoio de Nortel Networks, Carwin Acessórios, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Moto Honda da Amazônia, Assohonda, Musashi, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Dakar Promoções, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports e Vista Criações Gráficas.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 31, 2000